Projeto de Marco Aurélio Filho cria de semáforos inteligentes
Nessa “onda verde”, a sincronização dos semáforos que proporciona aos condutores, em velocidade média entre 30 km/h e 50 km/h, a probabilidade de seguirem sequências de sinais verdes, evitando congestionamentos. Isso é possível com a implementação de semáforos inteligentes que utilizam a tecnologia de controle centralizado de tráfego passante em tempo real, através do uso de inteligência artificial nos semáforos conforme demanda das vias. Esse sistema inteligente busca substituir os semáforos tradicionais, que contam com uma estrutura de abertura e fechamento de “verdes” e “vermelhos” fixa, pouco eficiente em relação às necessidades que cada via pode ter em diferentes horários durante o dia.
O projeto de lei está tramitando nas comissões de Legislação e Justiça; de Planejamento Urbano e Obras e de Acessibilidade e Mobilidade e Justiça. Além de instituir a "onda verde" como regra e modernizar os semáforos, a matéria também visa à redução no número de sinistros de trânsito; e o acompanhamento efetivo do tráfego, possibilitando a detecção de falhas e a efetiva e imediata prestação dos serviços de manutenção necessários.
Na justificativa que acompanha o projeto, Marco Aurélio Filho cita a má avaliação do trânsito do Recife nos índices de avaliação internacionais como um dos motivos para realizar a mudança. “Durante a pandemia de covid-19, com o isolamento social, mundialmente, o Recife figurou como 24ª cidade com os piores congestionamentos no Traffic Index 2021. Apesar de melhorar o índice em relação ao mesmo levantamento anual realizado em 2020, quando o trânsito da cidade foi um dos 15 piores do mundo, Recife apresentou mais uma vez o pior congestionamento do Brasil. Nesta posição incômoda, estima-se que o recifense perdeu o equivalente a seis dias e oito horas no trânsito em 2021”.
Em 22.07.2022