Ronaldo Lopes debate e aprova voto de aplauso ao deputado André Ferreira

O vereador Ronaldo Lopes (PSC) debateu e aprovou o requerimento número 8070/2022, de sua autoria, que concede voto de aplauso e congratulações ao deputado federal André Ferreira pela lei federal 14.283/2021, que torna automática a inclusão das famílias do Cadastro Único (Cad-único) na tarifa social de energia elétrica. “Esta é uma homenagem que faço a um parlamentar que é meu amigo e que foi o vereador mais votado do Recife, em duas vezes consecutivas, com mais de 15 mil votos”, afirmou, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (5).

O deputado federal é uma referência política para o vereador. “Com André Ferreira, aprendi que o bom político precisa saber ouvir”. Ele acrescentou que a razão primordial do voto de aplauso é a vigência da lei federal de número 14.203/2021, que foi originada a partir de um projeto de lei do deputado. “Através dessa legislação, torna-se automática a inclusão das famílias inscritas no Cad-único, na tarifa social de energia elétrica, beneficiando mais de 20 milhões de brasileiros. Aqui no Estado são mais de 1 milhão de pernambucanos”, afirmou

Os inscritos no Cad-único já têm, de antemão, o direito às tarifas sociais, o que inclui a de energia elétrica. “Mas a metade das famílias em vulnerabilidade social, que tem esse direito, terminam não se utilizando da tarifa social. E isso ocorre por falta de comunicação e por burocracia. Por isso, é importante que esta casa legislativa dê esse voto de aplauso ao deputado André Ferreira”. Com a lei, a inclusão no cadastro se torna automática. “Esta é uma lei que ajuda a quem mais precisa, que são as pessoas inscritas no Cad-único. É uma lei que garante uma economia de até 65% nas contas de luz”.

O vereador Renato Antunes (PL) pediu um aparte. Ele parabenizou Renato Lopes pela iniciativa. “Vossa excelência faz um mês, exatamente hoje, que está nesta Câmara. E já demonstra grandes feitos propondo esse reconhecimento a um parlamentar como André Ferreira”. De acordo com Renato Antunes, o benefício da tarifa social não vinha sendo negado por falta de comunicação, como argumentou Renato Lopes. “O benefício não vinha sendo dado por falta de vontade política dos governos anteriores”. Ele também disse que essa garantia de inclusão imediata à tarifa “é uma conquista do governo Bolsonaro, que rapidamente aceitou a proposta do deputado”. Acrescentou que, em breve, virá a tarifa social para a taxa de água.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.


Em 05.07.2022.