Aline Mariano reforça importância dos agentes comunitários de saúde
“O nosso papel, como parlamentares da Câmara Municipal do Recife, é o de fortalecer a essa luta da categoria que foi conquistada a duras penas. Tivemos avanços e é imprescindível que este Poder possa dar as mãos, independentemente da coloração partidária e questões ideológicas. De fato, essa categoria precisa da valorização porque a saúde está adoecida”.
A vereadora constatou ser de grande valor para a Casa de José Mariano contar com uma comissão de parlamentares para tratar do assunto dos agentes comunitários de saúde e de saúde ambiental e controle de endemias. “Sempre costumo dizer que juntos nós somos mais fortes. No momento em que essa Casa forma uma comissão, e na hora que o prefeito do Recife e seus auxiliares atendam reivindicações deste Poder que fala em nome das categorias, a situação muda como um todo. Quero dizer que esta Casa foi enérgica ao encontrar com vocês no pátio, em assembleia, e no mesmo instante conseguir mobilizar. Hoje, nós já sairemos com a data em que a Secretarias de Administração e da Saúde vão nos receber. O nosso papel é fazer as intervenções quando necessárias”.
Aline Mariano enalteceu que a categoria é muito valorosa para a população e que o reajuste tem que ser feito de forma fixa. “Participei de todas as ações, estando no governo ou na oposição, porque sem vocês, sem os servidores de maneira geral, não acontece nada na nossa cidade. Falo não só para os profissionais de saúde, mas para os profissionais também de outras áreas. Então, o pedido é justo e que seja incorporado imediatamente. Chega dos penduricalhos e bonificações que estão hoje, e não amanhã. Quando é lei, é uma garantia que ninguém mexe. Passa a ser uma política de Estado”.
No aparte, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) elogiou a formação e condução dos trabalhos da comissão, da Casa, além de parabenizar a categoria que enfrentou grandes desafios no auge da pandemia do coronavírus. “Há muitos momentos anteriores essa Casa sempre foi fundamental na vida dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de endemias. Eles conseguiram ser funcionários públicos. Essa Casa intermediou e os técnicos do Executivo disseram que não podia, mas os vereadores se organizaram e negociamos a vida de mais de 1200 agentes comunitários de saúde. Então isso demostra o compromisso dessa Casa em todos os momentos, sempre ao lado dos trabalhadores e procurando garantir os seus direitos. E é isso que a gente vai fazer hoje. Não seria de outra forma. São profissionais que enfrentam a pandemia até hoje, são verdadeiros heróis. Tenho certeza de que o Recife jamais vai negar esse direito e acredito, sim, que o prefeito João Campos vai garantir a vitória completa dessa categoria”.
Ao final do discurso, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) que presidia a reunião plenária, informou o nome dos integrantes da Comissão que acompanhar as negociações dos ACSs. “Os vereadores e vereadoras que fazem parte da Comissão, solicitada pelo vereador Luiz Eustáquio, são: Rinaldo Junior (PSB); Aline Mariano (PP) Fabiano Ferraz (Avante); Osmar Ricardo (PT); Samuel Salazar (MDB) e Ivan Moraes (PSOL). Os demais que desejem também participar, tenho certeza de que estarão nessa luta junto a todos e todas da categoria”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 22.08.2022