Audiência na Câmara coloca segurança da Zona Sul em debate

Boa Viagem, Brasília Teimosa, Ibura, Imbiribeira, Ipsep, Jordão e Pina. A segurança pública desses sete bairros, que compõem a Zona Sul da capital, foi tema de uma audiência pública promovida na Câmara do Recife nesta quarta-feira (31). Requerido pelo vereador Paulo Muniz (SD), o debate contou com a participação de autoridades do município e do Estado ligadas à segurança e à assistência social.

Dentre os principais assuntos abordados na ocasião estiveram a necessidade de recompor os quadros da Polícia Militar, o armamento da Guarda Municipal, os relatos sobre furtos e assaltos, e a apreensão de moradores da região frente à instalação de um Centro de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) na região de Setúbal, em Boa Viagem.

Paulo Muniz deu abertura à audiência com imagens e recortes de notícias sobre casos de crimes ocorridos na Zona Sul, como o furto de pneus de carros e grades de residências. O parlamentar ressaltou, ainda, que o tema da segurança também deve ser entendido como uma responsabilidade do município, e não apenas dos Estados.

“Esse é um tema que atinge toda a sociedade pernambucana e recifense. O vereador é o elo mais próximo da política com a comunidade. Vivenciamos os bairros e a cidade no seu dia a dia, com todos os seus problemas. Foi-se o tempo em que segurança pública era uma questão só do Estado”, afirmou. “Hoje, é uma questão de todo mundo. É um tema de fundamental importância e que devemos debater em todos os níveis federados: no nível municipal, no nível estadual e no nível federal”.

A delegada de polícia de Boa Viagem, Beatriz Leite, e o comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, o tenente coronel Luiz Ignácio de Andrade Lima, trataram sobre as ações e resultados em segurança pública da região. De acordo com eles, há uma diminuição nas ocorrências na capital – em assaltos, a redução de assaltos foi de 4% neste ano, informou Leite.

Segundo o comandante Andrade Lima, a Polícia atua com base em resultados alcançados e com objetivos de redução da violência. Às pessoas presentes no plenarinho da Câmara, ele prestou informações sobre o trabalho da corporação, como a frequência de rondas policiais na área. “Foi uma possibilidade de conversarmos com a população através de sua representação aqui para dizermos o quanto estamos à disposição. Foi muito importante porque pudemos mostrar como desenvolvemos o nosso trabalho. Tinha muita coisa que eles não conheciam e me parece que a mensagem foi bem passada”.

A gerente-geral da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Marcella Glasner, tratou dos planos da pasta para atender a população em situação de vulnerabilidade na Zona Sul. De acordo com ela, um levantamento constatou haver 2.022 pessoas em situação de rua na Zona Sul, 1.500 das quais ainda aguardam acolhimento. Entretanto, o local exato do novo Centro POP a ser instalado na Zona Sul ainda será definido pelo Poder Executivo.

“A audiência foi bem esclarecedora no sentido de trazer para a população e a para a Câmara como está a situação do atendimento da assistência na Zona Sul – no caso, a RPA-6", afirmou Glassner. "Eu trouxe a questão da expansão dos serviços daquela área para atender a população daquela área, que é tão vulnerável e necessita dos serviços públicos para garantir dos direitos deles”.

Também participou da audiência o comandante da Guarda Municipal do Recife, Cláudio Luiz Gomes.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a audiência pública na íntegra. 

Em 31.08.2022