Câmara celebra 29 anos do Sistema de Crédito Cooperativo/Recife

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) promoveu uma reunião solene, na manhã desta sexta-feira (5), para homenagear os 29 anos do Sistema de Crédito Cooperativo/Recife (Sicredi). Médicos, profissionais da área de saúde e funcionários da entidade fizeram questão de prestigiar o evento no plenário da Casa de José Mariano. O vereador Zé Neto (PROS) presidiu a solenidade.

Segundo o vereador Tadeu Calheiros, realizar uma solenidade para a Sicredi/Recife é um justo reconhecimento da Câmara Municipal  pelo aniversário de 29 anos de uma das instituições que mais contribui para a economia local. “O Sicredi não parou de crescer e aumentar seus números. É a maior cooperativa em ativos do Estado de Pernambuco, com destaque nas regiões norte e nordeste. A base sólida começou a edificar-se em 19 de julho de 1993, quando 22 médicos da Unimed Recife decidiram fundar a cooperativa, passando a integrar um dos maiores serviços de cooperativismo financeiro no país. Inicialmente fundado no Rio Grande do Sul há 120 anos, o Sicredi atualmente marca presença em todo o território nacional, com acesso ao crédito e estímulo à economia nas mais diferentes localidades”.

O parlamentar citou dados locais da instituição e de como o Sicredi/Recife ajuda quem precisa de crédito, além de contemplar o setor de assistência social. “Só aqui no Recife beneficia mais de 17 mil associados,  90 colaboradores com mais de 300 serviços e soluções financeiras, entre eles financiamentos, seguros, consórcios, além de outras facilidades. Tudo isso graças ao seu robusto patrimônio líquido de R$ 82 milhões de reais. O sistema chega juntamente para aquele que tem maior dificuldade de acesso às instituições bancárias, contribuindo para facilitar e alavancar uma série de negócios. A cooperativa homenageada também merece os aplausos de toda a sociedade, pelo efetivo suporte nas ações de assistência social e nas áreas de educação e serviços. Por tudo isso, a Casa de José Mariano, em nome do povo da cidade, deseja vida longa ao Sicredi/Recife, e parabeniza mais uma vez pelos seus 29 anos”.   Após o discurso do vereador Tadeu Calheiros, um vídeo da instituição homenageada foi exibido no plenário.

Floriano Quintas, presidente do Sincredi/Recife, dirigiu-se à tribuna e, inicialmente, agradeceu a homenagem no Câmara Municipal do Recife. “Com muita honra e alegria chego a essa tribuna da Casa de José Mariano com o objetivo de agradecer pela homenagem prestada por esta Casa Sicredi, por meio do requerimento do caro amigo, médico e vereador, Tadeu Calheiros, onde oferecemos nossos mais sinceros agradecimentos pela deferência feita à insiituição. Nossa gratidão se estende formalmente à Câmara Municipal do Recife”.

Ele ressaltou que os 29 anos de fundação representam uma história da qual tem muito orgulho e citou funcionários que estão trabalhando na instituição há 25 anos. “Desde 1993 trabalhamos arduamente, e chegamos em 2022 como a maior cooperativa financeira do Estado de Pernambuco, e que hoje já passa de R$ 700 milhões de reais de ativos, com 95 colaboradores, aqui representados por três, que estão conosco há 25 anos. São eles: Gilvan Pereira, Daisiane Albuquerque e Silvana Delange. Temos 30% dos colaboradores com mais de 10 anos de casa. Somos uma alternativa positiva e sustentável para a vida financeira dos pernambucanos, atuamos como agentes fortalecedores da atividade socioeconômica. O nosso sentimento é de que esse é apenas o começo de nossa trajetória. Seguiremos com disposição com o objetivo de fazer a diferença na vida das pessoas. Muito obrigado”. Logo após,  Floriano Quintas recebeu uma placa comemorativa das mãos do vereador Tadeu Calheiros.

Fizeram parte da Mesa da solenidade, Maria de Lourdes Correia de Araújo, presidente da Unimed-Recife; Wilson Moraes Filho, presidente da Central Norte e Nordeste conselheiro do CAS (Centro Administrativo do Sicredi); Malaquias Ancelmo, presidente das Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/PE) e Walber Esttefano, presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (SIMEPE).

 Ao finalizar a reunião solene, o vereador Zé Neto se disse muito satisfeito e honrado em participar do evento. “Gostaria de agradecer a Tadeu Calheiros por esse momento. É uma honra presidir a solenidade de uma importante empresa consolidada em nossa cidade com grandes ações sociais”.  

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 05.08.2022