Câmara celebra 30 anos da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação

Uma entidade que auxilia a criação e articulação dos conselhos municipais de educação brasileiros recebeu uma homenagem da Câmara Municipal do Recife nesta quinta-feira (25). Requerida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a cerimônia marcou os 30 anos da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) no plenário da Casa. Autoridades políticas, educadores e gestores prestigiaram o evento, que foi presidido pelo vereador Zé Neto (PROS).

Na tribuna do plenário, Ana Lúcia enalteceu o papel da UNCME como uma entidade que fortalece a democracia e a luta por melhorias na educação do país. “A UNCME vem participando de maneira muito incisiva de momentos importantes, em discussões, em encaminhamentos e nas agendas educacionais de todos os estados do Brasil, contribuindo para a garantia da educação pública, laica e de qualidade para todos os brasileiros e brasileiras. A homenagem que fazemos hoje abrange todas as instituições e pessoas que acreditam e que trabalham para que a população do nosso país tenha direito a essa educação de qualidade”.

A autora do pedido da homenagem também prestou um relato sobre os momentos de aprendizado que teve enquanto membro do Conselho Municipal do Recife. Atualmente, Ana Lúcia ocupa assento no órgão enquanto vereadora, mas já foi conselheira anteriormente como gestora escolar. “Ali, a gente compartilha lutas, histórias, vitórias. E também muito choro, muito ‘não’ que a gente leva, muitas histórias de resistência. O que todos nós queremos, naquele conjunto ali, é que a educação seja para todos e seja de qualidade. Aquela boa, em que a gente colocaria o filho da gente para estudar de olhos fechados e diria: é esta a escola que eu quero para todos e todas”.

No plenário, foi exibido um vídeo institucional sobre a trajetória da União. A cerimônia contou, ainda, com uma apresentação musical da Escola Municipal de Arte João Pernambuco.

Na ocasião, foi entregue uma placa comemorativa ao presidente da UNCME, Manoel Humberto Gonzaga Lima. Em seu discurso, ele destacou a importância do Legislativo Municipal para a educação e formação de conselhos municipais. O presidente UNCME frisou, ainda, os valores da entidade e as suas bandeiras, inscritas em uma carta lançada no último Encontro Nacional da União, realizado no ano passado. No documento, são defendidas pautas como a defesa do pagamento regular do piso para professores, o regime de colaboração entre os entes federados e a formação continuada dos conselheiros municipais de educação.

Outro ponto salientado pelo presidente da UNCME foi a luta pelo financiamento da educação – que, recentemente, foi representada pelas mobilizações em torno da aprovação da lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

“Nós, conselheiros municipais de educação, conseguimos levar para todos os municípios essa defesa. Conversamos com todos os deputados possíveis para que a aprovação fosse feita da forma que foi articulada. A educação precisa, realmente, de recursos. Nós vamos defender sempre essa bandeira”, afirmou. “A UNCME, cada vez mais, assume esse papel de ser protagonista na defesa dos conselhos municipais de educação, e de dialogar, em todos os sentidos por eles”.

Na solenidade, também se pronunciaram durante a solenidade o secretário-executivo de Administração e Finanças do Recife, Ednaldo Alves de Moura Júnior, a presidente do Conselho Municipal de Educação do Recife, Ana Paula Tavares, e o deputado federal Ossesio Silva (Republicanos-PE).

A homenagem também foi marcada pela distribuição de placas de reconhecimento a representantes políticos e educadores.

Ao presidir o evento, o vereador Zé Neto não deixou de tecer elogios a Ana Lúcia pela proposição da cerimônia. “Quero dar o meu testemunho sobre a minha amiga e vereadora Ana Lúcia, que faz um excelente trabalho em favor das recifenses e dos recifenses”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 25.08.2022