Cida Pedrosa aprova requerimento para criar estátua de Miró da Muribeca

A criação de uma estátua do poeta Miró da Muribeca, no Circuito da Poesia do Recife, foi o tema de um requerimento aprovado na reunião plenária híbrida, realizada na manhã desta segunda-feira (8), pela Câmara Municipal do Recife, a partir de um requerimento da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). “Para se ter ideia da dimensão deste poeta, quem visitar o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, que é uma espécie de santuário da nossa língua, encontrará um tótem onde Miró recita seus poemas. Ele faz parte da exposição permanente daquele museu, pois é reconhecido como um dos maiores poetas brasileiros da contemporaneidade”, disse.

O requerimento foi o de número 9071/2022, em que a vereadora Cida Pedrosa dirige indicação ao prefeito João Campos. “A inclusão de estátua do poeta Miró da Muribeca no Circuito da Poesia do Recife é mais do que necessária, pois o Recife precisa acolher o seu poeta. Era um poeta preto, da periferia, que cantava o seu povo”, afirmou a parlamentar. Ela disse que, no circuito, só há outras duas estátuas de poetas pretos de Pernambuco: a de Luiz Gonzaga e a de Solano Trindade. “Todas as outras são de mulheres e homens brancos. Este ano foi instalada a da poetisa Janice Japiassu e neste mês de agosto a Prefeitura do Recife vai entregar a do livreiro Tarcísio Pereira, no Festival Recifense de Literatura”.

Cida Pedrosa ressaltou que era amiga pessoal de Miró, que morreu no dia 31 de julho. “No dia de sua morte, infelizmente, não pude comparecer ao velório e ao enterro, pois estava com covid-19. Mas, um sábado antes, estive no Hotel Central, onde houve um recital em sua homenagem”. Ela comentou que Miró não queria ser reconhecido como autor de “poesia marginal”, epíteto dos poetas recifenses da geração dos anos 1980. “Ele dizia que não era poeta marginal, pois achava que esse termo o reduzia. Ele se autodenominava de poeta do alegrismo, que foi um neologismo criado por ele”. A vereadora disse que dará entrada em um requerimento propondo a criação do Dia do Alegrismo, para ser comemorado com declamação de poesia em diversos locais do Recife.

“A minha relação com Miró era muito mais do que de poeta para poeta. Ele dizia que eu era a sua mãe branca, pois tínhamos uma relação de grande amizade”, lamentou. Ela lembrou que, antes de ser vereadora, recebeu o Título de Cidadã do Recife e que Miró compareceu ao plenário da Câmara Municipal do Recife com o vestido que pertenceu a dona Joaquina, que foi a mãe dele.

A vereadora Dani Portela (PSOL) pediu aparte e parabenizou Cida Pedrosa pela iniciativa. “Eu me somo às falas da vereadora, pois acho que esta é uma homenagem muito benvinda ao Recife”. O vereador Ivan Moraes (PSOL) também elogiou a iniciativa de criação de uma estátua para o circuito da poesia. “Sei da amizade que Vossa Excelência tinha com Miró e senti muito a morte dele como fã que sou de sua poesia. Acho que é mais do que merecido ter essa estátua. Miró, na verdade, precisa ser nome de rua, de escola e de biblioteca no Recife”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.


Em 08.08.2022.