Dani Portela destaca projeto que institui o Dia dos Povos Ciganos

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (29), a vereadora Dani Portela (PSOL) destacou o projeto de lei número 371/2021 de sua autoria, que institui o dia 24 de maio como o Dia dos Povos Ciganos na capital pernambucana, que foi aprovado pela Casa e aguarda a sanção do prefeito. Ela falou da importância de debater a data para ressaltar a luta da população cigana por acesso a políticas públicas.

"Eles chegaram no Brasil desde o século 16. Atualmente, três grandes etnias dos povos ciganos vivem em Pernambuco, o último censo, feito em 2011, mostra que havia mais de meio milhão de pessoas ciganas vivendo no nosso Estado e em mais de 21 Unidades Federativas. Pernambuco é o terceiro Estado com a maior população cigana e um dos principais do Nordeste que conta hoje com mais de 20 mil ciganos", informou. 

A parlamentar contou que a maioria dos povos ciganos existentes em Pernambuco residem no Sertão e que há a necessidade de criação de políticas públicas para eles. "Existem povos vivendo no Recife, em Olinda, mas a maior parte da população está no Sertão, em Ouricuri e Petrolina. É importante a gente debater a criação deste dia não apenas por uma data, mas porque o dia marca a luta da população cigana por acesso a políticas públicas de saúde, educação, segurança e diversas áreas que também são importantes", pontuou. 

Dani Portela disse ter participado de um evento da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB/PE) recentemente, junto ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que foi uma promoção dos povos ciganos. "Eles nos entregaram uma carta falando da ausência de políticas públicas nesses territórios. Precisamos dar visibilidade a vários povos que construíram a história da nossa cidade, do nosso Estado que são, ao longo da história, silenciados e invisibilizados, assim como a população indígena e quilombola", finalizou. 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 29.08.2022