Fabiano Ferraz ressalta apoio aos agentes comunitários

O vereador Fabiano Ferraz (Avante) ressaltou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (22), apoio aos agentes comunitários de saúde e de saúde ambiental e controle de endemias. Ele comentou, ainda, sobre um requerimento, de sua autoria, enviado ao Senado Federal que previa o aumento do piso salarial da categoria.

De acordo com o parlamentar, o requerimento enviado foi aprovado na Casa de José Mariano ainda em abril deste ano. "Ele pedia a aprovação da PEC 09/2022, que previa o aumento do piso salarial da categoria. Esta passou no Congresso Nacional". 

Fabiano Ferraz fez um apelo para a Prefeitura ouvir o pleito desses profissionais. "Peço que a Prefeitura ouça o apelo desses profissionais, que estão nas ruas e estiveram num dos momentos mais difíceis para todos nós, que foi durante a pandemia do coronavírus".

Debate – Fabiano Ferraz voltou ao assunto no grande expediente, período da reunião plenária dedicado a comunicações de até 15 minutos e em que há possibilidade de intervenções de outros parlamentares.

Nas galerias do plenário, membros da categoria dos agentes comunitários de saúde e de saúde ambiental e controle de endemias se fizeram presentes para demonstrar apoio ao cumprimento do piso após a realização de uma assembleia nesta manhã. Em seu discurso, Fabiano Ferraz não deixou de saudar os servidores presentes com uma mensagem de apoio.

“A Casa de José Mariano está de portas abertas para acolher vocês. Essa é uma luta justa e tenho certeza de que todos os vereadores estarão firmes e fortes ao lado de vocês”, disse. “Vocês são trabalhadores, merecem muito respeito e esse piso precisa ser atendido. Vocês tiveram um enfrentamento gigante durante todo o período da pandemia de covid-19 e entendemos [que o piso] é muito justo”.

Em aparte, o vereador Ivan Moraes (PSOL) frisou que o cumprimento do piso não pode ser deixado para o próximo ciclo de negociações salariais. “Entendo que essa modificação de incorporação do piso não tem nenhum motivo para aguardar até a próxima luta salarial, como alguns andam dizendo. A gente negocia o que ainda não está conquistado. Isso já é lei”.

Primeiro-secretário da Câmara Municipal, o vereador Eriberto Rafael (PP) também se pronunciou em aparte. Ele enalteceu a atuação da Casa e de uma comissão formada por parlamentares para facilitar o diálogo entre os servidores e o Poder Executivo. “É importante registrar neste momento, diante de todos que estão aqui presentes, a sensibilidade que a Casa está mostrando neste momento. Diversos vereadores estão formando essa comissão para intermediar esse diálogo, que todos acham justo. Já se trata de uma lei, então é preciso que a gente avance e tenha resultados”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

 

Em 22.08.2002