Felipe Alecrim solicita ordenamento da fiação dos postes
De acordo com Felipe Alecrim, é comum observar emaranhados de fios nas ruas da capital pernambucana. "É preciso que a Prefeitura gerencie, cobre e atue no sentido de exigir dessas concessionárias e empresas [responsáveis pelo cabeamento] que haja um ordenamento para remover, dos postes, os fios de telefone e TV a cabo sem uso", detalhou, sobre o seu requerimento de número 9075/2022.
Ele chamou atenção para o risco de acidentes que os fios podem ocasionar. "É impossível você apreciar uma rua, uma paisagem no Recife que não esteja tomada pelos fios e cabos emaranhados nos postes. Infelizmente, a paisagem é afetada e o mais grave é que muitos acidentes ocorreram e vão ocorrer por causa da desorganização desses fios. Venho pedir que a Prefeitura envie notificação para o cumprimento, no prazo de 10 dias úteis, sob pena diária de R$ 500 para que as empresas responsáveis possam tirar a fiação e cabeamento excessivo dos postes", pediu.
O vereador lembrou, ainda, que há uma legislação municipal sobre o tema desde 2014. "Ela obriga que as empresas públicas e privadas que operam com cabeamento elétrico de telecomunicações ou assemelhados estejam obrigados a embutir no subsolo todo cabeamento existente, mas o prefeito anterior vetou o trecho que diz que esses cabos e fios deveriam ser organizados debaixo da terra em até 10 anos".
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 09.08.2022