Ivan Moraes critica a terceirização da contratação na saúde

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (22), o vereador Ivan Moraes (PSOL) criticou a terceirização da saúde em Pernambuco e a falta de abertura de concursos públicos para a contratação de profissionais. De acordo com o parlamentar, a contratação vem sendo feita através de Organizações Sociais (OS), e ele afirmou que "não é a melhor forma de se gerir a saúde".

"Vem saindo várias matérias sobre o desafio da saúde em Pernambuco, que tem sido alvo de muitas críticas de todos os lados", observou. Segundo Ivan Moraes, a gestão estadual não está gerindo a saúde da melhor forma. "Para não ter que fazer concurso e gerir tecnicamente os equipamentos da saúde, o Estado tem preferido ceder através de contratos e convênios a gestão de muitos equipamentos de saúde à iniciativas privadas, através de Organizações Sociais", afirmou. 

Para ele, é preciso que essas Organizações sejam auditadas. Ele disse que o objetivo é "para a gente conhecer os pormenores de cada um desses contratos, compreender como está saindo e entrando dinheiro, e acabar, de uma vez por todas, com esse mito de que a privatização melhora o serviço", disse. 

O parlamentar informou, ainda, que 1/3 da força de trabalho da saúde no Estado é contratada por Organizações Sociais. "E não dá para chegar e dizer 'amanhã vou acabar com as OSs', porque vamos estar botando para fora 1/3 das pessoas", criticou.

Na ocasião, ele também comentou sobre a assembleia dos agentes comunitários de saúde e de saúde ambiental e controle de endemias que ocorreu pela manhã. Ivan Moraes fez um apelo para que a Prefeitura do Recife conceda os benefícios da categoria. "Eles estão se reunindo para cobrar seus direitos de que a Prefeitura incorpore ao salário o piso que foi nacionalmente aprovado esse ano. A Prefeitura alega que está pagando porque está acrescendo benefícios ao valor integral, mas o benefício não faz parte do piso".

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 22.08.2022