Meiry Lanunce é cidadã recifense

Numa iniciativa do vereador Doduel Varela (PP), a jornalista Meiry Lanunce recebeu o Título de Cidadã do Recife, na manhã desta sexta-feira (12). Natural de Taquaritinga do Norte, no agreste pernambucano, a apresentadora começou sua carreira na TV São Francisco, em 1994. Diante de amigos, familiares e admiradores, ela foi homenageada no plenário da Casa de José Mariano tomado por bastante emoção. O vereador Chico Kiko (PP) presidiu a reunião solene.

Meiry Lanunce tem graduação em Comunicação Social/ Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Pós-Graduação em Jornalismo Cultural pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), além de Cursos de Liderança e de Comunicação Assertiva. No ano de 2000, entrou na Rede Globo Nordeste como repórter, e em 2006, assumiu o Programa Bom dia Pernambuco, ficando no comando até 2017.  Atualmente, Meiry Lanunce é a mais nova contratada da Emissora TV Guararapes assumindo a apresentação do Jornal Guararapes.

O vereador Doduel Varela confessou que a apresentadora Meiry Lanunce já era considerada uma recifense, e declamou um poema, do poeta Antônio Pastich. “Da antiga TV Norte da Bahia, que hoje é TV São Francisco, sua vinda para cá não teve risco. Pernambuco logo lhe acolhia. Em 2005 recebia o prêmio Cristina de Jornalismo e Medalha de Mérito em simbolismo. Pelo esmero como editora, Meiry Lanunce é a melhor apresentadora (com respeito às demais) por competência e profissionalismo. Sem falar da simpatia e beleza, que não põe mesa, mas põe no ar o jeito leve de se comunicar. Em postura, dicção, trato e destreza, nossa âncora, com certeza, traz o fulgor do amor no que se faz. Esse teor lhe torna capaz de plantar hoje, e colher amanhã. Saúde, trabalho, felicidade. Cauã, família: Deus, amor e paz. Muito obrigado a todos e todas”. Após as palavras de Doduel Varela, Meiry Lanunce recebeu o Título de Cidadã do Recife e o grupo Fuzuê fez uma apresentação artística que misturou xaxado e frevo.

Bastante emocionada, a jornalista Meiry Lanunce subiu à tribuna, agradeceu a todos e todas presentes na Casa, e disse que a partir de agora teria duas datas de nascimento. “É uma honra muito grande estar aqui hoje. Vocês não imaginam. Eu vivo aqui há 22 anos e sempre desejei esse Título de Cidadã recifense, e acredito que tudo acontece na hora que tem de acontecer. Eu posso dizer hoje que tenho duas datas de nascimento: uma é 9 de julho de 1976 e outra é 12 de agosto de 2022. Uma foi de onde eu nasci de minha mãe, Maria José da Silva. E outra que me consagra como filha do Recife, nascida da barriga dos recifenses. Tenho muito carinho e orgulho. Pensei em falar muitas coisas, mas nenhuma é mais forte do que a palavra gratidão”.       

A jornalista ressaltou as dificuldades que passou no passado quando saiu de Taquaritinga, e do quanto foi importante o apoio do filho, mãe e irmã quando resolveu realizar mudanças na carreira. “A minha infância não foi regada a presentes e festas. Passei 21 anos na TV Globo e resolvi que iria fazer uma mudança. Chamei meu filho, minha mãe e falei sobre a transição em minha vida. Eu disse que queriam que se orgulhassem de mim, se eu tiver que vender cachorro-quente na praia. Porque todo trabalho é digno. Meu filho respondeu: mãe, se você tiver que vender cachorro-quente na praia, você vai ter tempo de ficar comigo? Ali eu entendi que o mais importante são pessoas. Não são holofotes”.

Meiry Lanunce disse que desde que tomou conhecimento do Título, por meio do vereador Doduel Varela, ficou muito feliz e falou com carinho da capital pernambucana. “Quando o vereador Doduel Varela falou que teria essa proposição para mim, eu só comecei a chorar de lá para cá porque eu amo o Recife. Eu me orgulho desse lugar como jornalista, e eu preciso falar o que tem de bom, e o que precisa melhorar. Daqui para frente eu estou com uma responsabilidade ainda maior junto aos meus colegas de trabalho para cuidar dessa cidade", destacou.

E arriscou os versos em agradecimento e amor à capital pernambucana. “No Recife eu aprendi que Pernambuco é meu país. Por aqui eu entendi, não é difícil criar raiz. O orgulho do meu oxente, eu levo para todo o canto, é a identidade da gente, é uma mimosura, um encanto. Fundada em 12 de março, nesse clima tropical, encanta qualquer pessoa com a sua beleza natural. Com rios, pontes e mar. Recife, sua linda, eu sempre vou te amar”.

Ao finalizar a reunião solene, o vereador Chico Kiko confessou que ficou muito feliz por presidir o evento e pontuou a importância da apresentadora e do jornalismo para a sociedade. “Sempre valorizei o jornalismo porque leva as informações tanto ruins, tristes, mas, também, as alegres. E eu sempre assisti você, Meiry, porque você leva conhecimento e carinho aos telespectadores. Você é muito querida não só pelos pernambucanos, mas pelo Brasil”. A Mesa da Solene foi composta pelo jornalista Francisco José; Maria José da Silva, mãe da homenageada; Cauan Lanunce, filho de Meiry Lanunce, e Milianny Lannynie, irmã da jornalista.

Clique aqui e assista a matéria no TV Câmara do Recife.

Em 12.08.2022