Osmar Ricardo diz que faltam professores na rede pública municipal
De acordo com o vereador, a falta de professor em turmas e escolas deve-se ao fato de não existirem profissionais que façam substituição dos docentes que precisam se ausentar da sala de aula nos dias de aula-atividade, formações ou afastamento por saúde. Nesses dias de ausência de professor, segundo o levantamento, as crianças estão ficando na sala apenas com ADIs (Auxiliar de Desenvolvimento Infantil), estagiários e até com ASGs (Auxiliares de Serviços Gerais).
“Além de diminuir ainda mais o número de dias letivos que dificilmente chegam ao mínimo que é orientado pela LDB (200 dias letivos) os profissionais que assumem a sala no lugar do professor não têm o aparato necessário nem o reconhecimento devido para exercer a função que garante a rotina definida pela Prefeitura para o efetivo funcionamento da unidade educacional”, disse .
O vereador Osmar Ricardo acrescentou que, mesmo sabendo que os ADIs não têm direito a um dia de planejamento, e não têm reconhecimento pedagógico, eles são colocados no lugar dos professores em todos esses momentos de ausência. “Tanto as crianças perdem seu direito de dia letivo quanto os ADIs são prejudicados por serem utilizados como ‘tapa-buraco’ para encobrir a falta de professor substituto na unidade. A Prefeitura nem manda os professores para as unidades que estão em falta como também não oferece aos ADIs o reconhecimento, o suporte e a possibilidade de atuarem como educador dentro de uma rotina de qualidade”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 08.08.2022.