Paixão de Cristo de Casa Amarela recebe homenagem da Câmara do Recife

Com 20 anos de história, a encenação da Paixão de Cristo do bairro de Casa Amarela voltou a ser apresentada em abril deste ano, após ser suspensa por dois anos em decorrência da pandemia de covid-19. Na Câmara do Recife, o espetáculo recebeu uma homenagem da Câmara Municipal nesta sexta-feira (26), por iniciativa do vereador Hélio Guabiraba (PSB). A cerimônia, realizada no plenário da Casa, foi presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB) e contou com a participação de religiosos e participantes da manifestação cultural.

Ao discursar no plenário, Hélio Guabiraba enalteceu a realização da peça, que se tornou uma das principais do tipo do Estado. “Para se ter uma ideia, em 2005, o espetáculo foi considerado a terceira maior Paixão de Cristo de Pernambuco pelo Governo do Estado, sendo assistido por mais de 20 mil pessoas nos dois dias de apresentação”.

A mobilização da comunidade para a encenação foi outra característica elogiada pelo parlamentar. Todos os atores da Paixão de Cristo são de Casa Amarela e bairros do entorno, o que Guabiraba indicou como essencial para a valorização da cultura local. “É assim que a cultura precisa ser feita: com os artistas da terra e levando conhecimento e inclusão social aos menos favorecidos do bairro de Casa Amarela e comunidades vizinhas. Não podemos esquecer que toda a produção também é formada por técnicos e pessoas do próprio bairro. Todos eles também merecem os nossos aplausos por se dedicarem voluntariamente e com muito amor ao espetáculo”.

Em seguida, o vereador entregou certificados de homenagem aos participantes da Paixão de Cristo de Casa Amarela – ao todo, foram emitidos 65 diplomas. Dentre eles, estava o de José Muniz, o Moura, diretor-geral da Paixão de Cristo de Casa Amarela.

Na tribuna da Casa, Moura representou os participantes do espetáculo na homenagem. Em seu pronunciamento, ele salientou a força de vontade que faz com que a encenação seja concretizada e pediu mais apoio do poder público para a sua realização. “Eu quero dedicar esta homenagem a todos que fazem a Paixão de Cristo em Pernambuco. Vocês impressionaram a imprensa de Pernambuco. Todas as televisões cobriram. Foi a única Paixão de Cristo realizada no Recife neste ano, depois de dois anos de pandemia. Esta noite é, para mim, um momento de muita alegria e emoção”.

O representante da Arquidiocese de Olinda e Recife, padre Paulo Sérgio, e o padre da paróquia Santa Isabel, Sérgio Muniz, também discursaram na tribuna para destacar a relevância da encenação da Paixão de Cristo. O secretário-executivo de Articulação da Secretaria de Cultura do Recife, e o diretor da Paixão de Cristo de Casa Amarela, Ulisses Nascimento, completaram a mesa de honra do evento.

Ao final da solenidade, o vereador Samuel Salazar fez questão de tecer elogios à peça e ao vereador Hélio Guabiraba pela indicação da homenagem. “Parabéns a todos vocês, que fazem essa Paixão de Cristo por amor à cultura, sobretudo depois de dois anos de enfrentamento à pandemia. Tenho certeza de que não é fácil e eu agradeço a vocês de coração. Parabéns, também, ao meu amigo Hélio Guabiraba, a quem eu agradeço a oportunidade de ter presidido esta reunião solene”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 26.08.2022