Quadrilhas juninas recebem homenagem na Câmara Municipal

Desde 2013, o calendário municipal marca a data de 27 de junho como o Dia do Quadrilheiro Junino. Neste ano, as comemorações foram realizadas na Câmara do Recife nesta sexta-feira (5), em razão das fortes chuvas que atingiram a capital entre maio e junho. Na solenidade, requerida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), celebraram a data quadrilheiros juninos e representantes da categoria, além de autoridades da cultura das esferas municipal e estadual. O vereador Felipe Alecrim (PSC) presidiu a reunião, promovida no plenário da Casa.

Autor da lei que cria o Dia Municipal do Quadrilheiro Junino, Almir Fernando destacou que a homenagem visa, ainda, a enaltecer as quadrilhas como Patrimônio Artístico e Cultural do Recife, status alcançado com a lei nº 18.461/2018, também do seu mandato.

“O colorido das quadrilhas faz de Recife palco de grande espetáculo todos os anos. Um trabalho que vai além do incentivo à cultura e se configura como uma importante ferramenta de ação social, educativa e profissional”, frisou Almir Fernando em seu pronunciamento da tribuna. “Crianças, adolescentes, jovens e adultos se envolvem a ponto de tornar-se a quadrilha junina uma extensão de suas famílias, cujo principal objetivo é a união, o respeito ao próximo, a cordialidade, o resgate à cidadania, incentivando o companheirismo e a amizade. Além disso, o apoio das festas juninas para o turismo de eventos em Recife e Caruaru, por exemplo, coloca Pernambuco no calendário brasileiro como a maior festa de São João do País”.

Além de Almir Fernando e Felipe Alecrim, compuseram a mesa de honra a secretária de Cultura do Recife, Tayza Contagem; o representante da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Roberto Carlos; o gerente de programação regional da Globo Nordeste, Fernando Esdras; a presidente da Liga das Quadrilhas Juninas do Recife (Liquajur), Naftaly Renata Martins; e o diretor da Federação das Quadrilheiras Juninas de Pernambuco (Fequajupe), Bruno Soares.

Após o discurso, o vereador Almir Fernando fez a entrega das placas aos homenageados, que foram escolhidos pelos seguintes critérios: relevantes serviços prestados à cultura pernambucana; as três quadrilhas vencedoras do 18º Concurso de Quadrilha Junina Infantojuvenil do Recife; e as cinco quadrilhas vencedores do 36º Concurso de Quadrilha Junina Adulta do Recife. Em seguida, os quadrilheiros fizeram uma apresentação em cortejo, dentro do plenário.

Outros discursos  A presidente da Liga das Quadrilhas Juninas do Recife, Naftaly Renata, na condição de representante de todos os homenageados, ocupou a tribuna e fez suas colocações. Ela disse que, com a solenidade realizada na Câmara, esta sexta-feira é “um dia de alegria para mim e para todos os quadrilheiros”. Lembrou que nos dois anos passados, em que os festejos juninos estiveram suspensos por causa da pandemia da covid-19, “foram dois anos de muita luta, persistência e garra”. Naftaly Renata acrescentou que se sentia grata por, agora, poder dizer: “O São João voltou e vocês estão de parabéns”.

A secretária de Cultura do Recife, Tayza Contagem, falou na sequência. Ela afirmou que as comemorações do ciclo junino deste ano, que foram adiadas por causa das chuvas de abril e maio, foram significativas e que as apresentações e participação dos quadrilheiros nos eventos foram importantes. “Há muito tempo desejávamos esse reencontro com a cultura popular nas festas de rua. E esse reencontro se deu justamente no período junino. Foi um reencontro junino, em que todos estávamos saudosos”. Segundo ela, a economia também estava precisando dessa retomada. “A gente viu a animação das pessoas  nos polos comunitários e nos polos tradicionais a alegria e o desejo de festejar”.

Segundo a Secretária de Cultura, o ciclo junino deste ano contou com a apresentação de mais de cem quadrilha matutas e com a realização de um grandioso concurso no Sitio Trindade. “Foi um momento de força, amor, que nos ajudou a reviver”. No final do ciclo junino, afirmou Taísa Contagem, foi iniciado o pagamento dos cachês dos quadrilheiros, “que será totalmente concluído até o final de agosto”. Ela avaliou que este ciclo junino, apesar do adiamento, foi bem planejando e esperado. “Por isso, quero agradecer a compreensão de todos no momento de adiamento do ciclo junino, pois em nenhum momento faltou dialogo. Estávamos todos unidos num único objetivo”.

No final, o presidente da reunião solene, vereador Felipe Alecrim, disse que Almir Fernando é um vereador que luta muito pelas manifestações culturais e pelas causa das comunidades. “Ele é um grande batalhador para que vocês tenham condições mínimas de um momento de lazer”. Na sequência, convidou a todos os presentes para que, em posição de respeito, ouvissem e acompanhassem o Hino da Cidade do Recife. Um coquetel regional foi servido aos participantes no jardim interno da Casa de José Mariano.

 

Lista dos homenageados:

–  Federação das Quadrilheiras Juninas de Pernambuco (FEQUAJUPE)

–  Liga das Quadrilhas Juninas do Recife (LIQUAJUR)

3 – Quadrilha Menezes na Roça (campeã) – Representado pelo senhor Luciano Menezes Santos

–  Quadrlha Junina Sapeca (vice-campeã) – Representado pelo senhor Bruno Soares

5 – Quadrilha Brincant's (3º lugar) – Representado pelo senhor Thiago Raony de Lima.

6 – Quadrilha Raio de Sol (campeã) – Representado pela senhora Alana Maria Pinto do Nascimento

7 – Quadrilha Lumiar (vice-campeã) – Representado pela senhora Cléo Henry de Oliveira Silva

8 – Quadrilha Traquejo (3º lugar) – Representado pela senhora Hérika Araújo

9 – Quadrilha Portal do Sertão (4º lugar) – Representado pelo senhor Rafael Farias

10 – Quadrilha Dona Matuta (5º lugar)

 

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

 

Em 05.08.2022