Renato Antunes cobra fiscalização de programa voltado à população de rua

Um maior número de pessoas vivendo nas ruas do Recife, especialmente após o início da pandemia de covid-19, foi salientado pelo vereador Renato Antunes (PL) durante reunião Ordinária da Câmara do Recife realizada nesta segunda-feira (15). Ao suscitar o tema, o líder da bancada de oposição da Casa de José Mariano chamou a atenção para um edital publicado no Diário Oficial do último dia 13 em que a Prefeitura prevê a contratação de mais duzentas vagas em rede hoteleira para o abrigamento de pessoas em situação de rua.

Embora considere a iniciativa louvável, o parlamentar lembrou que já existe um contrato em vigor com a mesma finalidade e manifestou preocupação sobre como ele está sendo gerido. O vereador diz ter recebido reclamações sobre o atendimento prestado, inclusive no que concerne ao fornecimento de alimentação. “Nós temos de fato algumas denúncias de que essas pessoas estão em condições sub-humanas," lamentou. "Existe um valor que está sendo pago diariamente e a gente quer verificar a fundo se isto está sendo repassado àqueles que realmente precisam”, afirmou Antunes, argumentando que a Prefeitura deve substituir a empresa contratada, caso as queixas sobre a qualidade do serviço sejam procedentes.

Outra sugestão apresentada em discurso pelo vereador foi a criação de um colegiado no legislativo municipal para fiscalizar o cumprimento deste contrato. “Proponho que seja aberta uma comissão, não digo da oposição, mas desta Casa, para verificar as condições desse abrigo, as condições dessa empresa. Ela tem condições de prestar o serviço? Tem boa saúde financeira? Tem condições jurídicas? E a gente verificar que o dinheiro está sendo pago, está sendo reinvestido em quem realmente precisa”.

MARCHA PARA JESUS - Renato Antunes também usou a tribuna do plenário para rebater críticas feitas pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) a um suposto uso político da Marcha Para Jesus, realizada na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, no último dia 6. O vereador indagou: Eu pergunto a ele qual foi a motivação política que ele viu?  Foi por que o presidente estava presente?", questionou. “Quero ressaltar que a marcha foi linda, 100 mil pessoas na avenida com um único intuito: proclamar para aqueles que são cristãos o louvor e a adoração ao rei dos reis, Jesus”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 15.08.2022