Renato Antunes cobra piso salarial para agentes comunitários de saúde

Em pronunciamento na tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (22), o vereador Renato Antunes (PL) falou em defesa dos agentes comunitários de saúde e de saúde ambiental e controle de endemias . Uma emenda constitucional aprovada no Congresso Nacional determina o reajuste do piso salarial das categorias em todo o país. Os profissionais estiveram na Câmara para pedir o apoio dos vereadores na aprovação da Lei Municipal que deve assegurar este reajuste para os servidores do Recife.

“Venho em apoio a uma categoria, que durante o período de pandemia foi chamada de verdadeiros heróis. Foi a categoria que mesmo enfrentando a pandemia, o medo, a aflição, entrou na casa das pessoas, tocando na necessidade da população. Quando muitos falavam fique em casa, quando se fechou tudo, esses agentes comunitários estavam indo na casa dos doentes”, lembrou o vereador.

Renato destacou que o reajuste foi aprovado no Congresso por unanimidade, e cobrou um posicionamento do Município. “Todos votaram a favor do piso salarial da categoria por entender a necessidade de ter um plano de cargo e carreiras. O serviço público tem que ser prestigiado. Passou a pandemia, o Congresso deu a sua resposta", afirmou.

“Há centenas de servidores lá fora que precisam de uma resposta desta Casa. Tenho certeza que todos serão unânimes, todos têm responsabilidade com a saúde do Recife, e todos vão cobrar que a Prefeitura o piso que a categoria merece e que faça cumprir a lei. O que eu estou pedindo é apenas isso, cumpra-se a lei”.

Agentes no plenário - Em outro momento da reunião Ordinária, no grande expediente, o vereador Renato Antunes voltou a falar sobre o assunto diante dos numerosos servidores das duas categorias, que lotaram as galerias do plenário. Ele disse que a lei federal, que depende de regulamentação através de projeto de lei do Poder Executivo, para ser aplicada em nível municipal. “Esse piso precisa ser pago para todas as bases das duas categorias, mas também precisa estar previsto na tabela que prevê o Plano de Cargos e Salários. Por isso, precisa ser revisto com seriedade e responsabilidade. Não podemos aceitar outro compromisso da gestão que não seja este. Vamos continuar cobrando”, disse.

A Emenda Constitucional (EC) 120/2022 estabelece um pagamento de R$ 2.424,00, mas também estabelece pagamentos de outras vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações, como reconhecimento e valorização do trabalho desses profissionais. “Com isso, todos os servidores serão valorizados e todos os agentes comunitários de saúde e de combate a endemias serão tratados com mais dignidade para terem condições de continuar fazendo o serviço de vocês”, disse.

O vereador Ronaldo Lopes (PSC) pediu um aparte e parabenizou Renato Antunes pelo discurso. “Eu sou um vereador de comunidade, sou do Córrego da Bica e sei o quanto é importante o trabalho realizado pelos agentes. É um trabalho árduo, que vai a todos os lugares, enfrentam lama em época de chuva, mas vão de casa em casa. Durante a pandemia da covid-19 realizaram um trabalho fundamental para a população”, afirmou.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 22.08.2022