Rinaldo Junior debate pagamento do piso salarial aos agentes comunitários de saúde

Diante da conquista dos agentes comunitários de saúde e de saúde ambiental e controle de endemias em relação ao piso salarial da categoria, aprovado no mês de maio pelo Senado, prevendo um pagamento nacional de dois salários mínimos, o vereador Rinaldo Junior (PSB) dirigiu-se à tribuna durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (22) para debater o tema. O momento, segundo ele, é o de garantir o valor acordado e dos demais estipulados em toda a tabela.

“Os agentes comunitários de saúde  tiveram uma vitória incrível do piso da categoria, e eu fiz questão de acompanhar a situação lado a lado com os trabalhadores na capital pernambucana. Essa classe veio aqui, nessa Câmara Municipal do Recife, para que a Casa se debruce sobre esse tema do cumprimento do piso junto à Prefeitura. Então, de pronto, enalteço o papel corajoso que a Câmara tem ao defender os interesses da classe trabalhadora. Chegou a hora e a vez da Câmara tomar o protagonismo lado ao lado aos ACSs”.

Rinaldo Junior enfatizou que uma comissão foi formada por diversos parlamentares para tratar da tabela salarial dos agentes comunitários de saúde e de saúde ambiental e controle de endemias. “Nós não vamos cansar de dialogar e abriremos uma mesa de negociação com essa categoria que defende, de forma justa, a incorporação do piso em toda a tabela e em todos os níveis. Que possamos achar uma solução para esse imbróglio para que essas pessoas guerreiras, como assim foram chamadas durante toda a pandemia, possam ser, de fato, valorizadas. E a valorização de trabalhador é feita pelo bolso”.

No aparte, o vereador Osmar Ricardo (PT) destacou que o debate era valoroso para a Casa de José Mariano. “Toda a categoria fez um grande trabalho no auge da pandemia, e buscar o piso salarial é justo. A revisão de cargos e carreira é justa e tem que ser harmônica: quem entra agora não pode ganhar o mesmo que profissionais com 15, 20 anos de trabalho. Piso é piso e não pode haver achatamento salarial”.

Já Aline Mariano pontuou a presença dos agentes comunitários de saúde e de saúde ambiental e controle de endemias nas galerias da Casa. “É muito importante que as galerias estejam cheias, como no dia de hoje, e a população entenda que os vereadores trabalham para garantir os direitos dos trabalhadores. Esses profissionais fazem suas assembleias e, em nenhum momento, conseguiram o que desejam. E ainda existem outras reivindicações da para serem postas. Essa pauta não é do governo, nem da oposição. É, sim, de todo o Poder”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em  22.08.2022