Tadeu Calheiros pede a Prefeitura que implante de imediato piso da enfermagem
Com a mudança, as enfermeiras e enfermeiros devem receber um salário de, no mínimo, R$ 4.750 mensais. Também foram estabelecidos pisos de 70% desse valor para técnicas e técnicos de enfermagem e de 50% para auxiliares de enfermagem e parteiras.
“A lei faculta o poder público – aqui, a Prefeitura da cidade do Recife –, que tem até o final do exercício [fiscal] para implantá-la. Mas eu acredito que é tão merecido que a Prefeitura vai atender a esse requerimento”, defendeu Calheiros na tribuna, ao tratar da implantação imediata do piso.
O parlamentar não deixou de parabenizar as trabalhadoras e trabalhadores que lutaram pela aprovação da lei. “Isso é uma vitória que nos enche de orgulho. É uma vitória da saúde brasileira. Os enfermeiros foram às ruas, unidos de muitos. E eu posso dizer que eu fui um desses a estar unido a essa causa, para buscar esse justo e merecido reconhecimento. Deu trabalho, foi demorado, mas a enfermagem brasileira está de parabéns”, comemorou.
Vice-líder do governo na Câmara Muncipal, o vereador Rinaldo Junior (PSB) disse que trabalhará para que o requerimento seja bem recebido na Prefeitura. Em aparte, ele teceu, ainda, considerações sobre a sanção da nova lei pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). “Essa luta foi dos enfermeiros. O atual presidente da República, de forma vergonhosa, tentou se creditar em cima de uma luta da classe trabalhadora. Essa lei não tem o DNA do Governo Federal. Foi oriundo de um projeto de lei do deputado Fabiano Contarato, do Partido dos Trabalhadores. Passou pela aprovação e o presidente assinou apenas um papel”.
Também em aparte, o vereador Ivan Moraes (PSOL) foi outro vereador a celebrar a luta por direitos trabalhistas e pela saúde. “Os enfermeiros e as enfermeiras compreenderam que o povo mobilizado vai longe. Compreenderam que nada vai impedir a vitória de quem luta por direitos quando há a compreensão da importância de estar juntos e lutar por direitos. Se não fossem os enfermeiros e as enfermeiras espalhados por todo o Brasil, certamente esse piso não viria. O piso não é importante apenas para profissionais da enfermagem, mas para todas e todos nós, que ao longo das nossas vidas precisaremos do sistema de saúde”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 08.08.2022