Câmara celebra Dia Municipal do Médico Veterinário com homenagem à categoria

Comemorado nesta sexta-feira (9), o Dia Municipal do Médico Veterinário foi marcado na Câmara do Recife por uma reunião solene que homenageou 15 profissionais da categoria. A celebração no plenário do Poder Legislativo, proposta pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), serviu para enaltecer o papel da veterinária para a saúde única e para a economia nacional. O evento foi presidido pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos).

Almir Fernando é autor da lei municipal nº 18.041/14, que institui no Recife o Dia do Médico Veterinário. Em seu discurso na tribuna, ele falou sobre a relevância da data. “O Dia Municipal do Médico Veterinário é de fundamental importância para a nossa cidade. Homenagear cada um de vocês é homenagear suas lutas diárias em defesa da saúde e da qualidade de vida de nossos queridos animais”.

O parlamentar não deixou de destacar as múltiplas áreas de atuação das médicas e médicos veterinários. Além da clínica, esses profissionais podem contribuir em setores como inspeção de produtos de origem animal, vigilância sanitária, zoológicos, laboratórios, centros de pesquisa da saúde, perícia criminal, produção de medicamentos e melhoramento genético. “Além de preservar a saúde dos animais, o médico veterinário atua na preservação da saúde pública por meio do controle de zoonoses, que são as doenças transmitidas dos animais para o homem, e do controle de produtos de origem animal consumidos pela população”, exemplificou.

Após a entrega dos diplomas de homenagem aos 15 profissionais celebrados nesta sexta-feira, foi a vez da presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco, Maria Elisa de Almeida Araújo, fazer suas considerações ao plenário. No pronunciamento, ela também ressaltou o impacto da atuação da veterinária para a saúde e para e economia. De acordo com a presidente do Conselho, a profissão se faz presente em áreas que contribuem para 27% do produto interno bruto brasileiro.

“É um momento de comemorar. É, também, um momento de refletir sobre os compromissos e responsabilidades que a nossa profissão demanda. Hoje, a medicina veterinária abarca funções essenciais para a garantia da saúde única, que integra o animal, o ser humano e o meio ambiente”, disse. “O trabalho dos médicos veterinários é garantir a qualidade de vida de toda a população, dos animais e, também, do meio ambiente. Os mais de 110 mil médicos veterinários em atuação em todo o país se dedicam a mais de 80 áreas de atuação”.

A médica veterinária Cristiane Aguiar levou à tribuna da Casa um relato sobre a vivência profissional dos profissionais da categoria. “Ser veterinária é entender o paciente sem entender uma palavra e ter misericórdia e compaixão com os indefesos. É enxergar a natureza com outros olhos. É ter um lindo propósito de vida”.

Ao encerrar a solenidade, o vereador Tadeu Calheiros frisou a necessidade de exaltar aqueles que contribuem para a saúde pública com o seu trabalho. “Homenagear uma categoria é mais do que fazer um ato de engrandecimento individual. Fazer uma reunião como esta é trazer para o seio do Legislativo a discussão de que é preciso homenagear, reconhecer e investir em saúde pública. Não se faz saúde só com médico, só com enfermeiros, só com fonoaudiólogo, só com veterinário. Saúde é multiprofissional e interligada”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 09.09.2022