Câmara do Recife concede Título de Cidadão para Mirinda

Atleta e dirigente, colecionador de prêmios no futebol. Referência nacional na engenharia civil. Um homem apaixonado pela família. Estes atributos definem o mais novo cidadão do Recife: José Alexandre Guimarães Mirinda Moreira. Na noite desta segunda-feira (12), ele recebeu o Título de Cidadão do Recife das mãos do vereador Romerinho Jatobá (PSB), autor da iniciativa aprovada por unanimidade na Casa de José Mariano. A solenidade, presidida pelo vereador Zé Neto (PROS), contou com familiares e amigos do mundo dos esportes e do setor imobiliário.

Romerinho Jatobá ocupou a tribuna do plenário e fez uma breve narrativa da vida do homenageado e das razões que o fazem merecedor da cidadania recifense. Disse que ele nasceu em Olinda, filho de José Augusto Moreira e Teresa Guimarães Moreira. “O garoto, José Alexandre, era craque de bola, fato que o levou a ser um dos alunos mais populares do Colégio São Bento, onde cursou o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Foi no São Bento que ganhou o apelido de Mirinda, hoje incorporado ao seu nome”.

Segundo o vereador, a relação com a bola foi herança de família. “Coisa do DNA. Afinal, o pai foi presidente do América Futebol Clube, e o tio, Rubem Moreira, foi presidente da Federação Pernambucana de Futebol por mais de duas décadas, sendo considerado, até hoje, o maior presidente da história da entidade que rege o futebol pernambucano”.

Romerinho Jatobá disse que o craque do colégio despertou o interesse de vários clubes do Recife, mas o treinador, o saudoso Alexandre Borges, o levou para o Clube Náutico Capibaribe. “Titular absoluto das seleções universitária e de Pernambuco, Mirinda tem no seu currículo de atleta o invejável título de campeão estadual; campeão brasileiro. Também vestiu a camisa do seu clube de coração: o Santa Cruz, participando da conquista de dois títulos estaduais. Acrescente-se aí quatro títulos universitários e um vice-campeonato brasileiro de seleções como treinador”.

Com o tempo, o atleta trocou as quadras pela engenharia civil. “Mas o amor pelo futebol, em particular, pelo Santa Cruz, e o pedido dos amigos, lhes levaram a conciliar as duas coisas: a atividade profissional e a condição de dirigente do Santa Cruz”. Romerinho Jatobá destacou que no tricolor do Arruda, ocupou as três presidências: do Executivo; do Conselho Deliberativo e da Comissão Patrimonial. Foi campeão estadual em 1993.

Mirinda também foi vereador de Olinda. “A convite do saudoso, Marco Maciel, uma das maiores referências da política pernambucana e brasileira, se candidatou, e foi eleito vereador na Marim dos Caetés”. Mas, preferiu seguir atuando em sua empresa.  “E Pernambuco ganhou um dos empresários de maior sucesso no segmento imobiliário. Junto aos seus irmãos havia fundado a AWM Engenharia, em 1997, com sede em Olinda, gerando muitos empregos e renda para os municípios de Recife, Olinda e Jaboatão. Em Recife, já construiu mais de 600 unidades habitacionais e comerciais”.

Em meio a tantas conquistas profissionais, Mirinda também é destacado pelo amor à família. Casado desde 1978 com a arquiteta Adriana Varejão, recebeu os maiores presentes de sua vida, os filhos e, recentemente, seus netos.

Ao receber o Título de Cidadão do Recife, o mais novo recifense agradeceu a presença de tantas pessoas que lotaram o plenário da Câmara Municipal para acompanhar a solenidade. Visivelmente emocionado, ele enalteceu a verdadeira amizade e citou muitas vezes a gratidão por ter a presença de tantos amigos nesse momento único de sua vida. Mirinda disse que eram amigos da bola, dos fins de semana, dos conselhos, do mundo empresarial.

“Eu tenho gratidão a cada um dos que aqui estão. Amizade sincera não se compra em lugar nenhum, se conquista”, afirmou. Ele lembrou alegrias e dificuldades que já enfrentou. Disse que perdeu o pai com cinco anos de idade e teve uma babá que ouvia muito o rádio e o fez apaixonar pelo Santa Cruz. “Tive uma mãe que foi pai e mãe”, enalteceu.

Mirinda ressaltou que é um homem fervoroso, que confia “no poder de Deus para atravessar os maremotos da vida”. Disse que foi assim que seguiu forte e se reconstruiu após a partida de uma filha. “Cada dia na minha vida é um aprendizado”. Ele afirmou ser um entusiasta na vida, e  destacou que “os olhos brilham diante de cada novo desafio”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 12.09.2022