Câmara do Recife homenageia os 16 anos do Blog do Magno

Numa cerimônia marcada pela musicalidade do Quinteto Violado e do cantor Alcymar Monteiro, a Câmara Municipal do Recife prestou homenagem aos 16 anos do Blog do Magno, capitaneado pelo jornalista Magno Martins. O autor da iniciativa, vereador Almir Fernando (PCdoB), ressaltou que “o Blog é uma referência nacional no segmento político e possui uma das maiores visibilidades na Região, tendo alcançado em 2020 a marca de 15 milhões de acessos”. A homenagem foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Romerinho Jatobá (PSB), e contou com a presença de familiares, amigos e admiradores da página.

 Além do homenageado, do presidente do Poder Legislativo e do vereador autor da proposição, a Mesa dos trabalhos foi composta pelo secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Ricardo Dantas Barreto; pelo empresário José Alexandre Guimarães Mirinda Moreira; pelo jurista José Paulo Cavalcanti Filho, membro da Academia Brasileira de Letras; e pelo cantor Alcymar Monteiro. A solenidade ocorreu na noite desta segunda-feira (12), no plenário da Casa de José Mariano.

O vereador Almir Fernando disse considerar uma rotina das pessoas que apreciam a política acessarem ao Blog do Magno. “Quem é que ao acordar ou antes de deitar não pega o celular e se conecta com o Blog do Magno?”, perguntou. O parlamentar fez questão de lembrar que o editor da página também criou a Rede Nordeste de Rádio, com mais de 40 emissoras presentes em Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Bahia. “[A rede] retransmite o programa Frente a Frente, ancorado por ele, chegando a mais de três milhões de ouvintes diários. O programa também pode ser acessado através do Blog”, ressaltou.

Almir Fernando destacou o profissionalismo de Magno Martins, a quem chamou de “um ícone não só da comunicação política, mas também da escrita literária e um poeta de mão cheia, que consegue através dos seus textos publicados nos sete livros que lançou, informar e emocionar os leitores”.

A trajetória profissional do jornalista Magno Martins também foi ressaltada pelo vereador. Ele lembrou desde o início da carreira de Martins, nos anos de 1980, como correspondente do Diário de Pernambuco em Afogados da Ingazeira (PE), sua terra natal,  passando por inúmeros trabalhos realizados em Brasília em jornais como o Correio Braziliense, Última Hora, Jornal de Brasília, O Globo,  entre outros.

“Foi responsável, também em Brasília, pelo projeto e criação da Agência Nordeste, a primeira em tempo real com notícias regionais focada nos estados nordestinos”, enalteceu. O vereador Almir Fernando deixou claro que o editor do Blog homenageado é um homem de muitas realizações e conquistas profissionais.

O jornalista Magno Martins recebeu uma placa comemorativa das mãos do parlamentar e ocupou a tribuna para fazer suas considerações. Ele destacou o crescimento e consolidação das mídias digitais. “O jornalismo mudou e mudou para melhor. As notícias chegam mais rápidas. Ganharam até uma adjetivação moderna: notícias em tempo real”, afirmou. “Mas não mudou, nem mudará nunca a sua forma: ser uma ponte entre a informação e o resto da sociedade”, ressaltou.

Ele disse que fazer jornalismo é tratar a polêmica, trabalhar para perpetuar os fatos em história. Sublinhou a evolução que a profissão atravessou  – do jornal impresso ao virtual – destacando o papel do profissional que escreve. “Todo bom jornalista tem de ser um príncipe da notícia. Quando escrever, conquistar pela verdade, pelo pensamento da sua escrita. Uma escrita de luminosidade”.

O jornalista lembrou de um elemento que considera fundamental para o bom profissional: o amor pela profissão. Seja em qualquer tempo. “Apaixone-se pelo seu trabalho e a busca pelo sucesso será algo natural”, aconselhou.

Por estes momentos, ressaltou que o jornalismo tem o papel de combater as chamadas fake news. Mas, ele considera que o olhar para o presente e para o futuro mostra que a internet veio para ficar, expandir as informações e proporcionar novas oportunidades de trabalho. "O homem que não tem imaginação, não tem asas”, citou Magno Martins.

No solenidade, o Quinteto Violado encantou aos presentes tocando o Hino Nacional e, depois,  Asa Branca. Já o cantor Alcymar Monteiro completou o encantamento com outras canções de Luiz Gonzaga, a exemplo de Riacho do Navio, O candeeiro se apagou, Estrada de Canindé e  A hora do Adeus.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife. 

Em 12.09.2022