Câmara presta homenagem ao Crea-PE por seus 88 anos de fundação

No dia 7 de julho deste ano, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) completou 88 anos de fundação. A data foi marcada na Câmara do Recife nesta terça-feira (6), com uma reunião solene promovida no plenário da Casa por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos) e presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Na ocasião, Calheiros salientou a contribuição da entidade para a economia e para o bem estar dos pernambucanos.

“A exitosa história do Crea Pernambuco começou a ser escrita em 1934. Desde a sua fundação, o Conselho reafirma a cada dia, com a vitalidade de um iniciante, o seu compromisso com os profissionais das engenharias, agronomias e geociências, dando-lhes imprescindível suporte para o desenvolvimento econômico e promovendo acessibilidade, sustentabilidade e o bem estar da população”, refletiu o parlamentar.

Em seu pronunciamento na tribuna, Tadeu Calheiros lembrou que as engenharias respondem por mais de 80% do produto interno bruto do País – isto é, da soma de produtos e serviços finais produzidos no Brasil. “E são inúmeras as pautas de impacto social em que o Crea Pernambuco tem buscado contribuir. Obras que prometem impactar positivamente a vida de milhões de pessoas”, observou. “Em nome do povo do Recife, a Câmara Municipal se alegra em poder comemorar essas quase nove décadas do Crea Pernambuco. Que ele se mantenha sempre pujante, forte, atuante e cercado de profissionais que ajudam a alavancar a nossa economia, para que as próximas páginas dessa bela história sejam escritas com ainda mais êxito, sucesso, boas notícias e conquistas para o povo de Pernambuco”.

Após o discurso do vereador, um vídeo institucional do Crea-PE foi exibido na tribuna. Em seguida, Tadeu Calheiros fez a entrega de uma placa ao presidente do Conselho, Adriano Antônio de Lucena, em homenagem aos 88 anos da entidade.

Ao fazer suas colocações, Lucena disse que o Crea é uma entidade que busca oferecer melhores condições de vida e que promove o bem estar da população pernambucana. “É um Crea que traz ao debate o fortalecimento da engenharia, da agronomia e das geociências, um Crea que reúne todas as engenharias e cria o Programa Mulher. Que vai nos colégios para dizer que a engenharia transforma a vida de toda a sociedade e que incentiva as crianças que querem ser engenheiras”.

Adriano Antônio Lucena ponderou, ainda, que o Crea chegou aos 88 anos “como instituição firme e forte porque teve colaboradores exitosos e que vai sobreviver ainda muitos e muitos anos, moderno e eficiente”.

O engenheiro florestal Nielsen Christianni Gomes, superintendente técnico do Crea, foi outro representante da entidade a discursar na tribuna da Câmara do Recife. Além dos parlamentares e dos dois representantes, também participaram da mesa de honra da solenidade o engenheiro eletricista Florêncio Absalão, coordenador adjunto do Comitê de Modernização da Gestão do Crea-PE, e o engenheiro eletricista Mozart Bandeira, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (Senge-PE).

Ao final da solenidade, a vereadora presidente da reunião mencionou os programas de fortalecimento de igualdade de gênero do Crea-PE e comentou sobre as mudanças que as profissões que integram o Conselho têm passado. "Quando fiz a universidade, era predominante a figura masculina nas áreas e engenharia. Assustava a qualquer mulher enveredar por essa profissão. Ver hoje, aqui nesta Casa, quase que uma plateia mista, nos dá o sentimento de que mulheres e homens devem ocupar os mesmos espaços, se assim o quiserem", disse Ana Lúcia.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 06.09.2022