Câmara promove homenagem para profissionais de educação física

A categoria dos profissionais de educação física foi celebrada no plenário da Câmara Municipal nesta quinta-feira (8). Na ocasião, 68 integrantes da área receberam diplomas de homenagem do vereador Rinaldo Junior (PSB), autor da proposta da solenidade. O evento, que foi presidido pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), marca a Semana Municipal do Profissional de Educação Física, que ocorre desde o dia 1º de setembro.

A Semana foi estabelecida por meio da lei nº 18.681/2019, de autoria de Rinaldo Junior. Na tribuna da Casa de José Mariano, o parlamentar frisou sua luta pelo reconhecimento dos profissionais e por melhorias na educação física municipal. Em seu discurso, ele destacou a tramitação do projeto de lei nº 31/2019, que visa a estabelecer que as aulas de educação física da rede pública municipal de ensino sejam lecionadas por profissionais de educação física.

“É um grande projeto que estamos brigando muito para que seja aprovado e sancionado. A minha filha tem a oportunidade de ter uma instrução com um profissional de educação física em sua escola, e o filho do pobre não tem o mesmo direito”, disse. “É isso que temos que mudar. Na hora que os filhos do engenheiro, do médico, do gari, do porteiro, tiverem as mesmas condições de ensino e instrução teremos certeza de que o Brasil vai para a frente”.

Rinaldo Junior não deixou de apontar a relevância dos profissionais de educação física para a saúde física e mental. “Esta pandemia mostrou o quanto esses profissionais são importantes não só fisicamente, mas mentalmente. Vocês inovaram, dando aula por videoconferência. Quem imaginou? E ai daquela pessoa que não conseguiu fazer a sua atividade física, porque passou a ter problemas de saúde mental”.

Após a entrega dos diplomas aos profissionais homenageados, a vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física, Nillúzia Arruda, e o presidente da entidade, Lúcio Beltrão, subiram à tribuna para fazer suas considerações. Ambos defenderam a aproximação com o setor político para garantir melhorias. “Precisamos de gestores públicos comprometidos com a educação física e que criem políticas de acesso a todos: à criança, ao adolescente, ao adulto, ao idoso”, afirmou Arruda. “Procuramos nos aproximar dos políticos, mas não da política partidária, para fazer avançar projetos de lei em todos os âmbitos”, afirmou Beltrão.

A professora universitária Tatiana Acioli Lins, representou os 68 profissionais de educação física homenageados na reunião solene. Em seu pronunciamento, ela tratou da importância do reconhecimento promovido pela Câmara e frisou o impacto que a categoria representa em diversas áreas. “Espero que as minhas sinceras palavras tragam a importância deste momento. Ele honra a nossa profissão, dignifica todo o nosso processo de formação e o nosso legado. Cada um de nós – na academia, na escola, na saúde, no esporte – tem uma contribuição para a formação do cidadão recifense. E esta Casa, sendo nossa, abre as suas portas para este momento tão importante”.

Ao final da cerimônia, Felipe Alecrim teceu elogios ao vereador Rinaldo Junior – que, de acordo com ele, assume uma “posição de destaque em favor dos trabalhadores” na Câmara – e à categoria dos profissionais de educação física. “Quero parabenizar todos vocês, que promovem saúde e previnem doenças. Que prestam um serviço tão essencial a toda a sociedade e cuidam das pessoas”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 08.09.2022