Dilson Batista faz análise de projeto do Executivo sobre empréstimo

O vereador Dilson Batista (Avante) fez questão de discutir o projeto de lei do Executivo nº 34/2022, nesta segunda-feira (12), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. A proposição autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A iniciativa prevê o aporte de US$ 260 milhões. O projeto foi aprovado em duas votações na Casa de José Mariano.

“Tenho certeza de que nenhum vereador iria votar aqui contra um projeto que traz recursos para o município, mas é preciso haver transparência sobre os recursos destinados. A gente precisa desse valor porque tem muito o que fazer no município. Quando circulamos pela cidade, para você não passar num buraco com o seu veículo, é muito difícil porque não tem nenhuma condição de transitar”, criticou o vereador.

O parlamentar também teceu críticas a equipamentos de saúde do município. “Ando todos os dias fiscalizando postos de saúde e esse recurso deveria ser destinado, também, para melhorar a vida do cidadão. Os postos de saúde, infelizmente, não têm sequer material para a mulher fazer seus exames de prevenção. Não tem uma dipirona e alguns equipamentos de dentista estão quebrados”.

No aparte, o vice-líder do Governo, vereador Rinaldo Junior (PSB) explicou mais detalhes do projeto de lei. Ele afirmou que o Poder Executivo municipal tem condições de adquirir o empréstimo. “Estamos falando de empréstimo que vai atender justamente as pessoas que não foram atendidas pelo Governo Federal. Analise esse voto porque os governos de Pernambuco e municipal têm capacidade de pagamento aprovado. Podemos fiscalizar, e eu vou fiscalizar juntamente com Vossa Excelência”.

Renato Antunes (PL) disse que o povo precisa do empréstimo, pediu um maior esclarecimento da proposição por parte da Prefeitura e recordou da época em que ocorreram fortes chuvas na capital pernambucana. “A gente tem que trazer à memória que mais de 100 pessoas morreram na nossa cidade com as últimas chuvas. Chuvas que são sinônimo de benção, mas que no Recife tornaram-se problema. Não podemos tratar de um debate desses como eleitoral”.  

A vereadora Aline Mariano (PP) citou as prerrogativas do Poder Legislativo, como a fiscalização do empréstimo. “A preocupação da destinação dos recursos e a devida fiscalização são prerrogativas desse Poder, e não é mérito nenhum pedir empréstimos. Era muito bom que essa máquina não precisasse contratar empréstimos, o que de fato não tem sido uma realidade em várias gestões. Então peço que pondere mesmo em relação ao voto e que fiscalizemos os pontos relacionados no projeto”.

Em 12.09.2022