Eriberto Rafael destaca projetos de inovações urbanas em Afogados e Alto do Eucalipto
O trabalho da Prefeitura do Recife foi feito a partir de uma identificação prévia dessas comunidades, realizada pelo vereador Eriberto Rafael. Ele disse que a Rua Camboriú, no Alto do Eucalipto, e a Rua Bugre, na comunidade de Caranguejo Tabaiares, em Afogados, tinham áreas abandonadas que eram usadas para descarte do lixo. “Eram pontos de lixo que causavam transtornos à população, além de várias doenças. Nos locais havia até animais mortos”, relatou o parlamentar. Depois de identificar os pontos específicos, ele intercedeu pelas comunidades na Secretaria de Inovação Urbana.
“Numa parceria com essas comunidades, que se envolveram nas soluções do projeto de inovação urbana, a Secretaria transformou esses locais em áreas de convívio e de lazer. Tivemos a oportunidade de fazer uma transformação simples, pois as comunidade se apropriaram dessas áreas, numa iniciativa de pertencimento”. Segundo ele, o lixo foi retirado, além de melhorias ambientais, e as comunidades foram orientadas sobre o redirecionamento do lixo para o espaço correto. “A comunidade entendeu que é preciso jogar lixo em local apropriado”.
De acordo com Eriberto Rafael, tudo foi construído de maneira simples, mas garantindo a participação de todos.” Hoje, são áreas de integração, de troca de diálogo. Eu recebi vídeos de senhorinhas que regam as plantas nos mesmos locais onde antes havia lixo. E crianças brincam no equipamento de escorrego”. O vereador fez agradecimentos aos funcionários da Secretaria de Inovação Urbana e citou os nomes de Marcos Toscana e Flaviana, que estiveram à frente dos projetos “que mudaram o aspecto das comunidades e fizeram com que a realidade delas fosse transformada”.
Eriberto Rafael disse que pedirá incentivos ao prefeito João Campos para que haja “expansão de projetos como esses”. Ele também fez um apelo para que os vereadores possam destinar recursos de suas emendas parlamentares, no momento da discussão das leis orçamentárias, visando apoiar os projetos de inovações urbanas. “O que devemos fazer é identificar esses pontos específicos, para que a secretaria desenvolva projetos que venham a transformá-los em locais de convívio”.
Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.
Em 06.09.2022.