Ivan Moraes critica dificuldade de acesso no aplicativo do AME

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (6), o vereador Ivan Moraes (PSOL) criticou a Prefeitura do Recife que não estaria atendendo a todas as pessoas que se cadastraram para receber o Auxílio Municipal Emergencial das chuvas. Algumas, segundo o parlamentar, estariam com dificuldades até de acessar o aplicativo do AME. “Este mandato tem insistido para que a Prefeitura do Recife cumpra o compromisso que realizou com as pessoas que perderam seus bens nas chuvas de maio. Foram cerca de 20 mil, que perderam todos os seus bens, de acordo com a própria Prefeitura. Mas já se passaram três meses do episódio de maio e até agora muita gente não recebeu o auxilio”, lamentou o vereador.

Ivan Moraes informou que já realizou uma audiência pública, no plenarinho da Casa, no mês passado, para tratar do assunto, até agora sem solução. Representantes da Prefeitura do Recife teriam participado dos debates, que visavam encontrar formas para que essas pessoas pudessem receber o auxílio com a urgência necessária. "Conversei com o pessoal da secretária da Assistência Social, que é a secretaria responsável por esse pagamento, e pedi que alguma coisa fosse feita. Há muitos empecilhos burocráticos e tecnológicos para que essas pessoas atingidas pelas chuvas possam receber o dinheiro a que têm direito. Naquele momento da audiência pública, os representantes da Prefeitura disseram que apenas uma minoria ainda não tinha recebido o Auxílio. Mas aquela minoria é muita gente", informou. 

De acordo com o parlamentar o pagamento do auxílio emergencial precisa ser feito porque conta, inclusive, com a participação da Casa de José Mariano, que repassou R$15 milhões de fundos próprios para ajudar na situação de calamidade. Mas, ele garante que centenas de pessoas que perderam suas casas e seus bens no final de maio e início de junho ainda não estão tendo acesso ao dinheiro. "Sei, com base em informação do Cras (Centro de Referência de Assistência Social), que pessoas não alfabetizadas, por exemplo, não estão conseguindo receber o benefício. Elas não conseguem finalizar o cadastro no aplicativo que não permite o cadastro de pessoas não alfabetizadas", explicou Ivan Moraes.

No mês de agosto, segundo o vereador, foram realizados 249 atendimentos só no Cras do Cordeiro. "Entre eles, 122 dos atendimentos eram relacionados às dificuldades de acesso ao recebimento do auxílio municipal".  O vereador disse, ainda, que algumas pessoas que já tiveram seus cadastros aprovados, não conseguem mais acessar porque ocorrem diversos no aplicativo. "Outras pessoas não conseguem finalizar seus cadastros sequer com a ajuda do 0800",  finalizou. 

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife. 

Em 06.09.2022