Luiza Trajano é Cidadã do Recife

A Câmara Municipal do Recife concedeu nesta terça-feira (20) o Título de Cidadã do Recife à empresária Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da empresa de varejo Magazine Luiza. A homenagem, que aconteceu no plenário da Casa, foi requerida pelo presidente do Poder Legislativo, o vereador Romerinho Jatobá (PSB), a partir de um decreto legislativo apresentado pela ex-vereadora Goretti Queiroz. O vereador Paulo Muniz (SD) presidiu a reunião, que foi prestigiada por representantes dos setores empresarial e político. Estiveram presentes o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT).

Em seu discurso na tribuna do plenário, Romerinho Jatobá exaltou a biografia da nova cidadã. Natural de Franca (SP), Luiza Helena Trajano trabalhou desde cedo no pequeno comércio de propriedade familiar – a loja ‘A Cristaleira’, que mais tarde ganharia o nome Magazine Luiza em homenagem à proprietária do negócio, sua tia de mesmo nome. A partir de 1991, Luiza Helena passa a galgar o caminho de modernização do Magazine Luiza, que passa a presidir em 2008.

Além da trajetória empresarial, Luiza Trajano é conhecida, também, por sua atuação social, em iniciativas como o Grupo de Mulheres do Brasil, formado por profissionais que atuam em diversos segmentos da economia, e o Movimento Unidos Pela Vacina.

“Hoje, a Câmara do Recife, através de solicitação da ex-vereadora Goretti Queiroz, faz um reconhecimento por sua brilhante trajetória no mundo dos negócios”, disse Romerinho Jatobá. “A partir de hoje, leve no coração o nome do Recife para os quatro cantos do mundo, representando o Recife agora como uma filha da nossa terra e como a mais nova cidadã do Recife”.

Em um pronunciamento emocionado, Goretti Queiroz destacou o sucesso empresarial de Luiza Trajano e a sua luta por equidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho e na política. “O Título de Cidadã do Recife a Luiza Helena Trajano representa muito para a mulher do Recife, de Pernambuco e do Brasil. Senhora Luiza Helena, a senhora leva da cidade do Recife o orgulho de sermos recifenses, a alegria do frevo pernambucano, a nossa cultura, o calor do nosso sol e das nossas praias, e o amor da cidade a nossa mais nova conterrânea”.

O prefeito João Campos enalteceu a capacidade da homenageada para engajar pessoas com a sua história. Ele lembrou, ainda, o trabalho realizado por Trajano para fomentar a vacinação contra a covid-19 nos municípios brasileiros com o Movimento Unidos Pela Vacina. “Mais difícil do que ter um grupo empresarial dessa magnitude no Brasil, é conseguir inspirar tanta gente, como você inspira. E conseguir fazer com que sua vida seja, também, motivo de animação para tanta gente que está sedenta de esperança. Trabalhar com pessoas não é uma tarefa fácil, engajar pessoas não é uma tarefa fácil. E, para além da sua causa específica de trabalho, você consegue fazer isso”.

Ao subir na tribuna, Luiza Helena Trajano falou da sua conexão com o Nordeste e com Pernambuco – e lembrou que, nesta terça-feira, a sua tia Luiza – fundadora do Magazine Luiza – completa 96 anos.

No plenário, a empresária tratou da importância da união pelo desenvolvimento do país e frisou a importância da política e do terceiro setor. “Eu acredito profundamente na política. São as políticas públicas que mudam o país”, refletiu. “Eu nunca me inscrevi em partido, sou de todos os partidos. Se é para lutar pelo Brasil, está comigo lá. Sempre acreditei que a sociedade civil organizada é que mudava o país, também”.

A necessidade de ações que garantam igualdade a todos foi um dos pontos centrais do discurso de Luiza Trajano. “Até por termos mulheres na administração, a gente compra algumas causas, como a da violência contra a mulher, a causa dos negros, a causa das mulheres no poder. E eu confesso para vocês que é muito difícil”, relatou. “Eu acredito profundamente na união do masculino com o feminino. O feminismo é a luta pela igualdade entre mulheres e homens. Essa é a luta que tem que ser de todo mundo. O que tenho falado para as mulheres hoje é que chegou a vez da mulher”.

Durante a reunião, o presidente da Câmara, Romerinho Jatobá, entregou para a homenageada o diploma do Título de Cidadã do Recife e sua respectiva medalha. A solenidade foi pontuada por apresentações musicais da flautista Ana Quézia, da banda Sinfônica do Recife, e de dois participantes do projeto Ária Social – o aluno Rodrigo Lins e a maestrina Rosemary Oliveira.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife. 

Em 20.09.2022