Paulo Muniz frisa insegurança e falta de informações sobre policiamento na Zona Sul

A Câmara do Recife promoveu, no dia 31 de agosto, uma audiência pública para tratar da segurança pública na Zona Sul da capital. O debate, solicitado pelo vereador Paulo Muniz (SD), foi recuperado pelo parlamentar em um discurso proferido durante a reunião plenária desta terça-feira (6). Ao repercutir a audiência na tribuna da Câmara, ele ressaltou a importância de fazer mais investimentos em segurança. Muniz também se mostrou insatisfeito com a ausência de resposta para algumas perguntas feitas na ocasião – por exemplo, a respeito do número de viaturas disponíveis para o patrulhamento da Zona Sul.

Ao plenário, o vereador relembrou os momentos da audiência em que foram feitos questionamentos ao comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Luiz Ignácio de Andrade Lima, responsável pelo policiamento dessa área do Recife, formada pelos bairros de Boa Viagem, Brasília Teimosa, Ibura, Imbiribeira, Ipsep, Jordão e Pina.

"Quando fui questionar ao comandante do 19º Batalhão quantos carros e motos temos para garantir a segurança do cidadão que mora na Zona Sul da cidade, o coronel me disse que não podia dar essa informação, que era secreta e sigilosa”, relatou. “Eu só queria saber quantos carros e quantas motos estão atuando hoje no 19º Batalhão. Essa pergunta ficou sem resposta”.

Paulo Muniz também afirmou que, apesar de a Delegacia de Boa Viagem relatar uma queda de 4% nas ocorrências registradas no bairro, a população ainda se sente insegura. “Eu nunca vi tanta viatura sucateada como eu vi no 19º Batalhão. É uma vergonha, uma tristeza. E não é à toa que eu recebo imagens de furtos a números de casas, hidrômetros, portões, pneus de carro. Embora os dados da Delegacia de Boa Viagem e do 19º Batalhão sejam de queda [da ocorrência de crimes], a população não percebe isso no dia a dia”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife. 

Em 06.09.2022