Porta-estandarte Fernando Zacarias recebe Medalha de Mérito José Mariano

O porta-estandarte mais antigo em atividade em Pernambuco, José Fernando Alves Zacarias, recebeu a Medalha de Mérito José Mariano, numa iniciativa do vereador Zé Neto (PROS), na manhã desta sexta-feira (30). O plenário da Câmara Municipal do Recife foi tomado por amigos, familiares e importantes nomes da cultura local que fizeram questão de enaltecer e prestigiar o homenageado. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu a solenidade.

José Fernando Alves Zacarias tem uma longa trajetória de dedicação à cultura recifense. O fascínio pelos festejos carnavalescos começou muito cedo para o funcionário aposentado da antiga Companhia Energética de Pernambuco (CELPE), que esperava o período momesco para mostrar suas habilidades. Quando criança, fazia estandartes com papel de seda e cabo de vassoura. “Morador do Bairro Arruda, em 1972 desfilou no Bloco Abanadores pela primeira vez como porta-estandarte. Como convidado, já exerceu a função por outros tradicionais blocos como o Pitombeira dos Quatro Cantos e o Vassourinhas, ambos de Olinda e do Clube das Pás, da capital pernambucana. Mas foi no maior bloco carnavalesco do mundo, o Galo da Madrugada, que Zacarias ganhou ainda mais notoriedade. Convidado pelo saudoso fundador do Galo, Enéas Freire, em um concurso no Pátio de São Pedro, o porta-estandarte cumpre esta função desde sua fundação”, disse o vereador Zé Neto.

O parlamentar enalteceu que prestes a completar 50 anos de Carnaval, Zacarias coleciona 26 prêmios, dentre eles quatro de melhor porta-estandarte do Carnaval do Recife. “É um ícone da nossa cultura. Ele abre o Carnaval anunciando o desfile do bloco que acorda a capital pernambucana, no sábado. É o primeiro e único porta-estandarte da história do Galo da Madrugada. Esse feito é notável, como se o Pelé ainda fosse titular do Santos, ou o Ramon, ídolo coral [Santa Cruz Futebol Clube], estivesse balançando as redes do estádio do Arruda. São mais de 44 anos dedicados initerruptamente ao maior bloco de Carnaval”, destacou o parlamentar.

O vereador Zé Neto disse que conheceu o homenageado por meio de amigos e afirmou que Zacarias era um exemplo de vida a ser seguido. “Logo percebi o seu amor incondicional pelo que fazia. Funcionário da antiga  Celpe, ele se desgarrava da rigidez do trabalho para com o seu porta-estandarte curtir e sentir na pele a emoção da folia. É um retrato fiel do que representa o Carnaval: uma explosão de felicidade, tornando a vida mais leve e suportável para os momentos difíceis. Hoje, numa sociedade em que é mais importante ter do que ser, Zacarias é um exemplo vivo de que a essência do homem e seus sonhos são os legados mais importantes. Sua humildade transparece na forma que conduz o seu desfile, sempre reverenciando o público numa simbiose de energia inerente ao nosso Carnaval. A homenagem que presto hoje, em nome da Câmara, nada mais é do que um merecido reconhecimento a Zacarias por toda a sua contribuição para a cultura da nossa cidade. É por isso que a Medalha se chama Mérito. Esse mérito é todo seu, Zacarias”.

Após as palavras do vereador, um vídeo foi exibido em homenagem a Zacarias e a Orquestra de Frevo Mirim do Galo da Madrugada fez apresentações musicais no plenário da Casa Legislativa.   

Guilherme Menezes, diretor do bloco Galo da Madrugada, dirigiu-se à tribuna emocionado e confessou que considera o porta-estandarte como uma pessoa da família. Ele recordou quando o cantor Carlinhos Brown parou um trio elétrico por causa de Zacarias.  “Via Zacarias como uma entidade, uma pessoa da família. Meu grande parceiro de viagens. Fomos ao Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Brasília e outras cidades. Quantas noites dormimos no avião para representar a cultura de Pernambuco? E nada mais representável do que Zacarias. Você é uma lenda viva. Uma das cenas mais bonitas que eu vi foi quando fomos convidados para desfilar em um bloco do cantor Carlinhos Brown. Zacarias cansou e Brown parou o bloco dizendo que só andava quando Zacarias tivesse recomposto. Brown beijou os pés de Zacarias. Foi um simbolismo muito bonito. É uma devoção que as pessoas têm. Parabéns, vereador Zé Neto, pela homenagem. Zacarias, você mora em nossos corações”.

O porta-estandarte, em suas palavras na tribuna da Câmara Municipal do Recife, detalhou como tudo aconteceu para que o sonho de criança tornasse realidade. “Nunca podia imaginar que um dia iria me tornar um dos maiores porta-estandartes do Recife, do Brasil e do mundo.  E quem diz isso é o povo. Quando criança, meu sonho era esse. Quando ia ver com meu pais os desfiles, na pracinha do Diário, prestava atenção em como se apresentavam os porta-estandartes. Em 1972, chegou oportunidade e fui a um ensaio do Abanadores do Arruda. No mesmo ano, desfilava com o estandarte do Clube da Pás e fui convidado por Enéas Freire para o Galo da Madrugada. Perguntei a hora de desfilar para o Galo e ele informou que era às quatro horas da manhã. E eu estava lá”.

Zacarias enfatizou que Enéas Freire foi um grande amigo e que tinha um grande carinho pelo Bloco Galo da Madrugada. “Até hoje, no Galo, desfilo com muito carinho e emoção. Para mim, são todos maravilhosos os que fazem parte do Galo da Madrugada. Como se fosse uma verdadeira família. Eu, um simples cidadão, e uma pessoa como Carlinhos Brown se ajoelhar a beijar os meus pés. Quem sou eu? Isso ficou marcado até hoje na minha vida. E vou dizer novamente: isso foi um sonho de uma criança. Meu muito obrigado a todos e todas vocês”.

A Mesa da reunião solene foi composta também por Cristina Santos, presidente do Abanadores do Arruda. Ao encerrar a solenidade, a vereadora Ana Lúcia disse da emoção em presidir o evento. “Gratidão por ter presidido a reunião e gostaria de parabenizar o vereador Zé Neto por tão nobre e tão justa homenagem. Uma alegria da Casa de José Mariano de poder compartilhar um momento tão importante como esse da nossa cultura. Parabéns”.

 Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife. 

Em 30.09.2022