Renato Antunes cobra valorização de policiais civis

O vereador Renato Antunes (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (27) para cobrar mais investimentos na carreira e nas condições de trabalho dos policiais civis de Pernambuco. De acordo com ele, os membros da corporação sofrem com a infraestrutura precária das delegacias e com vencimentos defasados. “Pernambuco deixou de investir na sua Polícia. É um Estado que não tem essa política de investimento no policial civil”, afirmou.

Em seu pronunciamento, Antunes fez uma defesa do papel investigativo e de prevenção ao crime desempenhado pela Polícia Civil. Em seguida, argumentou que os problemas que o setor sofre no Estado tem desmotivado os policiais. “O que vemos hoje em Pernambuco, infelizmente, são dados ruins de violência. E eu me pergunto: o que pode ser feito? Apenas reprimir a violência? Ou podemos nos antecipar ao problema?”, questionou. “A gente sabe que, em toda carreira, para que o cidadão vá para a rua trabalhar e dedicar a sua vida, ele precisa que a sua retaguarda esteja segura”.

De acordo com Renato Antunes, o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da Polícia Civil de Pernambuco não é reestruturado há sete anos. A corporação ocupa, conforme dados citados por ele, a 25ª posição entre os estados brasileiros em termos salariais.

Além disso, também segundo o parlamentar, a corporação sofre com a falta de efetivo e de infraestrutura. “Andei visitando algumas delegacias de Pernambuco. Eu me deparei com situações muito difíceis. Delegacias em péssimas condições, sem a mínima estrutura para ser delegacia. Algumas delas são casas adaptadas”, relatou. “Infelizmente, Pernambuco registra alguns indicadores que são muito ruins. Muitas delegacias são fechadas à noite por falta de efetivo. Mas será que a polícia tem efetivo para trabalhar diuturnamente – manhã, tarde e noite? A resposta é não”.

Clique aqui para assistir a matéria do TV Câmara do Recife. 

Em 27.09.2022