Ronaldo Lopes debate e aprova requerimentos que pedem creche e Upinha para Córrego da Bica

O vereador Ronaldo Lopes (PSC) debateu o requerimento de número 10.544/2022, de sua autoria, que dirige indicação ao secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio, para verificar a possibilidade de contemplar com uma creche, para as crianças da região, a comunidade do Córrego da Bica, no bairro do Passarinho. O requerimento foi aprovado na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (26).

De acordo com o vereador a construção da creche poderá beneficiar diversas comunidades da Zona Norte, principalmente aquelas que ficam vizinhas ao Córrego da Bica, onde existe, segundo ele, uma grande demanda por parte de mães que residem na região. “Elas querem um lugar seguro onde possam deixar seus filhos quando elas tiverem que sair para trabalhar”, disse. Muitas mães, afirmou o parlamentar, desejam e precisam trabalhar, “para levar alimento para casa”, mas ficam impossibilitadas por falta desse equipamento público.

“São mulheres pobres, que não têm condições de pagar alguém para tomar conta dos seus filhos, nem têm uma creche onde possam deixá-los. Esse requerimento vai atender não só ao Córrego da Bica, mas todas as comunidades adjacentes. Como vereador do Recife escuto o clamor diário dessas mulheres. Portanto, essa solicitação não é minha, mas de todas as mães daquela região”, disse.

Upinha - O vereador Ronaldo Lopes subiu novamente, nesta segunda-feira, para discutir um outro requerimento  de sua autoria, o de número 10556/2022, dirigindo indicação à secretária de Saúde do Recife para verificar a possibilidade da criação de uma Upinha no Córrego da Bica, bairro do Passarinho. A proposição também foi aprovada.

“É de interesse de muitos recifenses a implementação da Upinha. Segundo o artigo 196 da Constituição Federal, a saúde é direito de todos e dever do Estado garanti-la por meio de políticas sociais e econômicas. O objetivo é reduzir o risco de doenças com acesso universal igualitário às ações de proteção e recuperação, sabendo do compromisso com cada morador. E mais precisamente na Zona Norte do Recife, você observa de perto as dificuldades de cada um que reside ali”.

De acordo com o parlamentar, os serviços da Upinha se somarão aos da unidade de Saúde da Família, que já existe e atende a vários bairros, melhorando a qualidade de vida da população. “Muitos precisam de um atendimento básico em uma unidade de saúde da família, ou, até mesmo, um atendimento de urgência. Por isso, atendendo o clamor da população, estou apresentando o requerimento. Pedido este que também já foi aprovado na Conferência Municipal de Saúde no ano de 2018, e justifico que a comunidade já possui uma unidade do Saúde da Família que atende cerca de quatro bairros: Nova Descoberta, Passarinho, Brejo de Guabiraba e Brejo de Beberibe, totalizando mais de 20 mil pessoas atendidas com quatro equipes da saúde da família, mas que, infelizmente, não conseguem atender toda a demanda", justificou.

Clique aqui e aqui para assistir as matérias do TV Câmara do Recife. 

Em 26.09.2022.