Tadeu Calheiros debate piso de enfermagem e assistência ao espectro autista

Dois temas foram debatidos pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos), na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (12): o primeiro foi o impasse criado em torno do piso nacional da enfermagem e, o segundo, a contratação de servidores da saúde da rede municipal, por seleção simplificada, para atender prioritariamente às pessoas que têm a síndrome do espectro do autismo.

Tadeu Calheiros informou que logo mais, às 14h30, realizará uma audiência pública para debater alternativas que favoreçam os profissionais da enfermagem, que teriam direito a um piso salarial nacional criado no Congresso Nacional, mas que foi suspenso por 60 dias por decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso. “É inadmissível que esses profissionais não ponham em prática o piso a que têm direito, porque o Supremo prorrogou a decisão. Mas, nada impede que a Prefeitura do Recife implante o piso e dê o exemplo nacional”.

O vereador, que convidou os colegas de mandato, disse que a audiência pública contará com a presença de representantes sindicais e da Prefeitura do Recife. “Precisamos trazer esta discussão para esta Casa Legislativa”. O segundo assunto debatido pelo parlamentar foi a assistência às pessoas que têm o espectro autista. “Na semana passada, trouxemos essa questão do autismo para o debate na Câmara. Falei que não há, na rede pública municipal, psiquiatras infantis e só há um neuropsiquiatra para atender a todo mundo”

Ele entende que “não foi coincidência o fato de ter feito as críticas numa semana e, poucos dias depois, a Prefeitura do Recife ter anunciado que fará a contratação, por seleção simplificada, de 200 agentes educacionais especializados”. Tadeu Calheiro observou que a iniciativa da Prefeitura ainda não foi o que ele esperava. “Nós queremos mesmo é concurso público, mas esses contratados para a rede poderão trazer alento para as pessoas que tem o transtorno autista”. Ele acrescentou que tem o objetivo de continuar a luta para a criação, na rede de saúde municipal, de um “centro de referência multifuncional para atender pessoas com espectro autista”.

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife. 
Em 12.09.2022.