Tadeu Calheiros destaca projeto sobre Semana de Prevenção ao Câncer Infantil e repudia declarações de prefeito goiano

Na manhã desta segunda-feira (2), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu o projeto de lei número 42/2022, de sua autoria, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Recife a “Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Infantil”. A proposição foi aprovada em duas votações e segue para sanção do Executivo. Na ocasião, o parlamentar também destacou seu requerimento com voto de repúdio às declarações do médico e prefeito de Catalão (Goiás), Adib Elias Júnior, sobre a classe médica.

Ao defender o projeto de lei número 42/2022, o vereador chamou a atenção para a importância do diagnóstico precoce das doenças.  “Muito oportunamente estamos votando essa matéria no mês de Setembro, que faz alusão à campanha Setembro Dourado, dirigida à prevenção do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Essa campanha foi criada em 2008 e com a propagação da ação, já ajudou a capacitar vários profissionais da área de saúde para detecção precoce. E quanto mais precoce for o diagnóstico do câncer infantil, melhor o tratamento”.

Tadeu Calheiros enfatizou que criar a Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Infantil irá levar um maior conhecimento da sociedade em relação à doença e que a capital pernambucana tem um voluntariado que já externou o desejo de haver uma proposição que ajude a causa. “Incluir aqui, no Recife, a Semana Municipal de Prevenção ao Câncer Infantojuvenil vai trazer mais ações e levar capacitação a vários profissionais. Temos várias ONGs na cidade que estão desempenhando um grande trabalho no combate ao câncer infantojuvenil, e esse projeto de lei vem do desejo dessas pessoas que atuam no voluntariado, e que lutam constantemente como uma causa de sua vida”.

Voto de repúdio- O vereador Tadeu Calheiros subiu à tribuna no grande expediente, para repudiar, por meio de requerimento de sua autoria (10372/2022), declarações do médico e prefeito de Catalão (GO), Adib Elias Júnior, que seriam difamatórias e demonstrariam desrespeito à classe médica. Segundo Tadeu Calheiros, Adib Elias Júnior afirma, em um vídeo que circula na internet, que “no poder público não tem nenhum funcionário pior do que o médico. Gosta de ganhar, gosta de trabalhar pouco e reclamar". Tadeu Calheiros repudiou as afirmações. "Ao invés de se preocupar com a população e valorizar a saúde e os servidores, Adib vem com palavras infundadas, mentirosas, tentando caluniar uma categoria que desde todos os tempos é uma das mais respeitadas”.

O vereador frisou que o prefeito de Catalão deveria se desculpar perante a sociedade. “O mínimo que o senhor deve fazer é pedir desculpas a todos os brasileiros, e ter a hombridade e decência de se retratar publicamente. O povo brasileiro sabe e respeita a categoria médica e a gente exige que o senhor também respeite a todos nós, médicos honrados do Brasil”.

Clique aqui e aqui e assista no TV Câmara do Recife. 

Em 12.09.2022