Ana Lúcia enfatiza voto de aplausos às escolas da rede municipal com destaque no Ideb 2021

O bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 das escolas da Rede Municipal do Recife foi reconhecido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), na reunião Ordinária da Câmara do Recife, desta segunda-feira (10), a partir de um voto de aplausos de sua autoria. A parlamentar evidenciou as 10 primeiras escolas do ranking dos anos iniciais e anos finais. Profissionais que fazem parte das instituições homenageadas estiveram presentes nas galerias da Casa de José Mariano, durante a plenária.

“O requerimento reconhece as 20 escolas que se destacaram numericamente no Ideb em todo o Estado. Os números são frios para a gente fazer uma análise do trabalho real que é feito em nossas escolas, mas não vamos nos reportar apenas aos números. Quero falar da importância que é esse reconhecimento nesta Casa”, disse a vereadora sobre o requerimento de número 10693/2022, de sua autoria, que concede a saudação. Ele foi aprovado. 

Ana Lúcia comentou sobre a importância do avanço no Ideb a partir de todas as problemáticas oriundas da pandemia da covid-19, sobretudo na educação. As escolas dos anos iniciais saíram da terceira colocação na última análise, feita em 2019, para o primeiro lugar em 2021. “Os professores, coordenadores pedagógicos precisaram se reinventar com outros elementos atrativos para que a aprendizagem continuasse sendo o maior objetivo dos professores. Muitos disseram: ‘estão em casa’, mas estavam trabalhando dobrado e até triplicado”, afirmou, ao pontuar as entregas de kits pedagógicos e cestas básicas realizadas pela Prefeitura do Recife para dar o suporte necessário aos alunos.

De acordo com a parlamentar, a jornada de trabalho desses profissionais não é apenas pedagógica. “É uma jornada de amor, carinho e compromisso com os filhos das trabalhadoras e trabalhadores do Recife. Por isso, a minha alegria em trazer esta homenagem tão honrosa para as escolas dos anos iniciais e finais, que tiveram um desafio grande”. 

A vereadora também reconheceu a conquista, a partir da homenagem, levando em consideração as adversidades que algumas escolas enfrentam. “Falta água às vezes. Têm dificuldades com o funcionário para fazer a limpeza da escola. Dificuldade do administrativo. Tem gestor que é secretário, faz declaração, transferência. E os professores, além de ministradores de conteúdo, estão ali para acolher. Esses contextos diários são minimizados todos os dias pela vontade máxima de ofertar conhecimento para os nossos alunos da rede, e na pandemia a coisa ficou pior”, destacou.

Em 10.10.2022