Câmara homenageia 10 anos da Comunidade Católica Porta Fidei

Os 10 anos da Comunidade Católica Porta Fidei foram celebrados no plenário da Casa de José Mariano, na manhã desta quinta-feira (13), numa iniciativa do vereador Felipe Alecrim (PSC). Vários integrantes compareceram na Câmara e fizeram questão de prestigiar a solenidade do grupo religioso que ajuda pessoas necessitadas e promove atividades à sociedade. O vereador Zé Neto (PROS) presidiu o evento.

A Comunidade Católica Porta Fidei, formada por leigos católicos, é aquilo que São João Paulo II chama de ‘Comunidade Nova’ (ou nova Comunidade), com sede na Arquidiocese de Olinda e Recife. Ela surgiu em 2012, a partir de uma exortação do fundador, Rodrigo Dias, que convocou outros jovens a atenderem a um pedido de um sacerdote do clero. Atualmente, aproximadamente 100 famílias usufruem da comunidade, de forma gratuita, de diversas atividades como atendimentos médicos, psicológicos, fisioterápicos, nutricionais, fonoaudiológicos, aulas de ballet e judô e aulas de pré-vestibular. Além disso, a Porta Fidei possui atividades com o viés social como o Cuscuz Solidário, em que são levados alimentos, ajuda e companhia para pessoas que vivem em situação de rua na Região Metropolitana do Recife, e também o Happy Day, encontro que busca promover um dia diferente, cheio de alegria e amor para crianças carentes.

Felipe Alecrim falou da satisfação em poder comemorar uma década da Porta Fidei, na Câmara Municipal do Recife. “Uma grande alegria homenagear nessa Casa os 10 anos de uma comunidade que busca defender vida, verdade, salvação das almas e para o bem da igreja. Dom Fernando Saburido, em sua homilia em homenagem à comunidade, falou da admiração que tem da piedade que alcança e a vida e a obra que vocês abraçam. Tudo o que é feito pela comunidade é com muito amor e carinho. Diria até que tudo feito pela comunidade brota do coração de Deus porque vocês conseguem anunciar o Reino de Deus, não apenas com palavras, mas com gestos concretos”.

O parlamentar elogiou a iniciativa do fundador, Rodrigo Dias, e destacou as obras realizadas pela comunidade religiosa. “Uma ousadia de Rodrigo movida pelo Espírito Santo que também impulsionou outros jovens a abraçar uma missão que brotou do coração de Deus, e só vem crescendo. As obras sociais que vocês realizam, muitas vezes assumindo uma responsabilidade do poder público, transformando jovens e crianças, distribuindo alimentos e realizando ações sociais, atuando sempre em favor dos mais necessitados. Na pandemia levaram alento para muitas famílias assistidas nos bairros da cidade do Recife. Vocês enxergam, nesses irmãos, o rosto de Cristo. Parabéns”. Após o discurso, Felipe Alecrim entregou uma placa comemorativa à Porta Fidei.

Rodrigo Dias dirigiu-se à tribuna pontuando que muitas outras instituições religiosas poderiam receber a homenagem e destacou as palavras de Dom Fernando Saburido. “Tenho certeza de que existem instituições mais representativas do que nós. A Igreja Católica tem milhões de pessoas assistidas no mundo inteiro. Nos 75 anos de Dom Fernando quando foi nomeado e resistiu bastante em aceitar. Ele foi conversar com Dom José Cardoso e este fez uma citação de Santa Teresa: Se desejou e trabalhou para isso, não aceite. Se desejou e não trabalhou, pense. Se não buscou e não trabalhou por isso, aceite que é do agrado de Deus. E isso cabe para essa reunião solene. Não desejamos e nem trabalhamos para que essa homenagem acontecesse. Então, diante de Deus, a gente acolhe de muito bom grado porque sabemos que nada do que fizemos procuramos aplausos. Agradecemos ao vereador Felipe Alecrim por esse momento”.

O fundador da Porta Fidei citou o poder que a tecnologia poderá trazer à sociedade e do grande valor da caridade a serviço da comunidade. “A tecnologia está a todo vapor, mas pergunto se esse crescimento se converteu em dignidade da pessoa humana. A única cartilha que a comunidade segue é a doutrina social da Igreja, que tem muito a contribuir com princípios de solidariedade, justiça caridade e verdade. Gostaria de agradecer a Igreja, que é a Nossa Mãe Zelosa, a Dom Fernando Saburido, e a todos que fazem a comunidade. Ao longo dos 10 anos, vimos meninos e meninas que começaram esse trabalho na ousadia típica e que não temem ninguém. Gratidão é a palavra-chave nesses 10 anos. Muito obrigado”.    

O Monsenhor Padre Luciano Brito ressaltou, na tribuna, que os católicos têm, como base da fé, três pilares que sustentam o testemunho em Jesus Cristo: Santa Tradição da Igreja, Sagrada Escritura e Magistério. “Temos que ser firmes nesses três pilares, independente de quem esteja na Cátedra de Pedro. Daí brota a obediência e o nosso olhar mais firme para Jesus Cristo. Continuem olhando para Ele, causa de nossa existência. Parabéns pela ação de vocês. De evangelização e fidelidade à Igreja, acolhendo nossos irmãos mais necessitados”.   

Ao final, o vereador Zé Neto elogiou a iniciativa de Felipe Alecrim. “Uma honra presidir essa reunião solene, foi fruto de um reconhecimento de Felipe Alecrim. Muito feliz por esse evento aprovado por todos vereadores e vereadoras do Recife. Um grande trabalho que vocês desenvolvem, e essa é a primeira década de muitas que virão”.  Taciana Souto Maior, Secretária-Executiva de Licenciamento e Urbanismo do Recife compôs a mesa da solenidade.  O Ministério da Música da Comunidade Porta Fidei fez apresentações musicais para os convidados presentes.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 13.10.2022.