Câmara recebe alunos da Academia Cristã de Boa Viagem
A chefe da assessoria de Relações Públicas da Câmara, Ana Torti, recebeu os estudantes, inicialmente, detalhando aspectos históricos da Casa de José Mariano. O diretor do Departamento Legislativo da Câmara do Recife, Paulo Rogério Nascimento, apresentou como são realizadas as tramitações dos projetos. “O vereador prepara um projeto, é analisado por Comissões para checar se está tudo correto, e depois segue ao plenário. Depois de aprovado na Câmara, o prefeito analisa e assina. Ou seja, é sancionado, torna-se lei e ela fica para o município”, ressaltou.
O vereador Renato Antunes disse aos estudantes que mais 19 mil leis existem no Recife e exaltou o papel de fiscalizador dos vereadores. “Ajudamos o prefeito a cuidar da cidade e fiscalizar se os projetos estão em andamento. O número de vereadores é determinado pela quantidade da população. Somos 39 representantes na capital pernambucana que possui um milhão e 600 mil pessoas”.
Após as explanações, as crianças apresentaram seus projetos de lei e puderam deliberar se a proposição merecia ou não ser aprovada. Depois das apresentações, os Vereadores Por Um Dia ganharam um diploma das mãos de Renato Antunes. “Já fiz parte de um projeto semelhante a esse e fico muito feliz. Por meio dessas ideias, vocações podem ser iniciadas nessas crianças. Essas experiências são muito valiosas. É o sexto ano do projeto e é valoroso ter a visão de uma criança acerca das dificuldades e soluções no Recife. É incutir neles a responsabilidade coletiva de cuidar da nossa cidade desde criança”, ressaltou Renato Antunes.
Dentre os alunos presentes, a estudante Maria Isabel Macedo, 9 anos, falou do seu projeto apresentado na Casa que seria a criação de um local onde disponibilizasse alfabetização e ensino fundamental para adultos e crianças, além de possibilitar ofertas de trabalho, moradia e alimentação. “Muito importante ser uma vereadora por um dia porque eu pude entender e aprender os problemas da cidade”, disse. O estudante Ruan Gabriel, de 8 anos, comentou a experiência na Casa e citou sua proposição sobre o lixo. “Foi muito bom estar aqui. Pude conhecer um vereador de verdade e o meu projeto fala sobre cuidados com o lixo. Se as pessoas continuarem a jogar lixo nas ruas, Recife pode alagar ou virar um lixão”. Já a estudante Laura Cabral, 8 anos, despertou o seu lado parlamentar e confessou que teria vontade de ser uma vereadora. “Gostei de muitos trabalhos e me interessei muito por tudo isso. Acredito que mudarei minha escolha de emprego. Eu quero ser vereadora. Meu projeto apresentado incentiva a reciclagem na cidade”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 26.10.2022