Osmar Ricardo homenageia estivadores do Porto do Recife

Na data em que se comemora o Dia do Estivador, neste 18 de outubro, o vereador Osmar Ricardo (PT) disse que “a categoria, regulamentada por lei específica, é diferenciada” e que sua existência é resultado da resistência dos trabalhadores. “Os estivadores resistem ao tempo e às transformações porque foram capazes de provar que sua história vem de longe e não acaba aqui. Hoje é um dia nobre e de um significado muito grande para quem faz a estiva do Brasil”, afirmou, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (18).

O vereador Osmar Ricardo afirmou que o Sindicato dos Estivadores de Pernambuco, neste 2022, completa 131 anos. “Ele tem um histórico de muitas lutas no Porto do Recife, sendo reconhecido como o sindicato mais antigo em funcionamento não só no Estado, como também em todo o Brasil”, lembrou. Osmar Ricardo disse que o Porto do Recife estaria numa situação de abandono e que a culpa seria “do Governo do Estado e do Governo Federal”, que não teriam dado a devida atenção administrativa e nem aparelhado a instituição para funcionar plenamente. “Mesmo assim, hoje é um dia importante para os trabalhadores que dependem do funcionamento daquele porto”.

São sete categorias que trabalham no Cais do Porto, entre os quais estão os estivadores, constituindo, segundo ele, a intersindical. Para o vereador, os estivadores formam “uma categoria profissional imprescindível na formação do resultado da balança comercial brasileira pela movimentação de carga nos portos”.  Osmar Ricardo explicou que cabe ao “ao profissional estivador, versátil e de muita competência, cheio de habilidades e capaz de movimentar através dos mais diversos processos de manipulações de cargas e equipamentos portuários, as riquezas deste país”. Segundo ele, é uma categoria que trabalha muito e pesadamente. “Mas, ao longo dos anos, foram fortemente capazes de comprovar a máxima: trabalho não nos assusta, o que assusta é a falta deles”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.


Em 18.10.2022.