Rinaldo Junior fala sobre prática do assédio eleitoral no ambiente de trabalho

A prática do assédio eleitoral no ambiente de trabalho foi o tema do discurso do vereador Rinaldo Junior (PSB), na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (25). “Eu sempre lutei pelo direito dos trabalhadores e pela democracia. Muitas pessoas estão sendo coagidas a votar neste ou naquele candidato. Isso é um crime que precisa ser denunciado”, disse. Segundo o parlamentar, um levantamento do Ministério Público do Trabalho, apontou que as denúncias de assédio eleitoral aumentaram muito nos últimos dias.

De acordo com Rinaldo Junior, somente neste segundo turno, houve 169 denúncias de assédio eleitoral em 118 município no Brasil. Ele afirmou que o Ministério Público do Trabalho tem recebido e investigado vídeos em que os patrões fazem reuniões, no ambiente de trabalho, para coagir seus empregados. “Eu recebi um memorando do Ministério Público do Trabalho com esses dados. Os trabalhadores estão recebendo pressão pela posição política e isso tem me incomodado. Tenho a certeza de que todas as vereadoras e todos os vereadores desta Casa jamais aceitariam essa situação”.

Diante disso, o vereador se colocou à disposição para receber, em seu gabinete, localizado no prédio da Câmara Municipal, denúncias de qualquer tipo de assédio. "Quero ser um agente colaborador dessas denúncias. Posso recebê-las pelas redes sociais, pelo gabinete, para fazê-las chegar ao Ministério Público e ao Tribunal Regional Eleitoral”. Rinaldo Junior deu exemplos de vídeos, ambos registrados no Recife, em que os empresários exigem que seus trabalhadores votem em seus candidatos.

O vereador Renato Antunes (PL) pediu um aparte e parabenizou Rinaldo Junior pelo discurso e pela iniciativa de se colocar à disposição para receber as denúncias. Renato Antunes, no entanto, acha que o número de denúncias está subestimado. “Acredito que são milhares de ocorrências, mas os trabalhadores têm medo de denunciar e perder seus empregos”. Para Renato Antunes, o assédio também está ocorrendo nas empresas públicas. Ele sugeriu que, se algum funcionário público estiver enfrentando essa situação, deve procurar as ouvidorias nos serviços públicos.

Rinaldo Junior falou de outro tema, dentro da questão eleitoral, durante o seu discurso. Ele lembrou que, durante a campanha eleitoral, escutou muitos discursos empolgados sobre os candidatos majoritários de cada lado. “Nunca pensei que este plenário, no período, fosse palco de discursos tão enérgicos. A questão eleitoral entrou forte. Mas, queria fazer um apelo. Depois do dia 30, quando passar as eleições, qualquer que seja o resultado, os palanques devem ser desarmados. Devemos continuar em nossos lados, mas o principal caminho enquanto vereadores deve ser um só, a defesa do povo do Recife”, disse.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife. 

Em 25.10.2022.