Felipe Alecrim solicita serviços preventivos para mitigar consequências das chuvas

Apesar da distância em relação ao período chuvoso no Recife, o vereador Felipe Alecrim (PSC) chamou a atenção para a importância da realização de serviços preventivos para reduzir os efeitos das precipitações na cidade que, segundo destacou, causam alagamentos, deslizamentos de barreiras e “provocam o caos” na cidade. Na reunião Ordinária híbrida da Câmara do Recife desta terça-feira (8), o parlamentar informou que tem 33 requerimentos de sua autoria aprovados na Casa que pedem a intervenção da prefeitura em barreiras e áreas de risco, mas que apenas quatro foram atendidos.

Na ocasião, Felipe Alecrim comparou os transtornos ocasionados pelas chuvas ocorridas em maio deste ano no Recife, com as registradas desde a semana passada na Zona da Mata, no Sertão e no Agreste pernambucano. “Já consta que são mais de 160 famílias desabrigadas, e eu trago esse assunto hoje para alertar a Prefeitura do Recife em relação às ações de melhorias preventivas para combater o estrago que sempre é provocado pelas fortes chuvas aqui em nossa cidade”, observou. 

O vereador destacou que não se deve negligenciar os locais de risco da capital pernambucana, sobretudo na época de chuva. Para ele, o período do verão é o tempo ideal para que sejam feitas as melhorias. “As ações que precisam ser tomadas precisam ser urgentes para poder mitigar essas situações. Esse assunto quase sempre fica na inércia durante o verão e por conta disso o recifense sofre no inverno. A oportunidade de resolver os problemas é agora. Depois das tragédias a única coisa que pode ser feita é a contabilização das vítimas e o apoio às famílias e pessoas que ficaram desabrigadas”, pontuou. 

O parlamentar abordou, ainda, que na Casa de José Mariano se fala sobre a necessidade da estruturação de um plano de drenagem no Recife há anos. “Seria um plano que transformasse a realidade de vida aqui na cidade. Na última tragédia, fizemos a destinação de R$ 15 milhões, com o propósito de apoiar essas ações e o Auxílio Emergencial às famílias vitimadas. Esta Casa já vem dando contribuição. Mas não conseguimos sequer o retorno em relação aos requerimentos aprovados aqui com o propósito de servir ao povo recifense”, criticou.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 08.11.2022