Acessibilidade e Mobilidade Urbana aprova projeto sobre Lei de Trânsito Inteligente

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara Municipal do Recife reuniu-se na manhã desta quarta-feira (9), por videoconferência, para analisar e emitir parecer pela aprovação ao projeto de lei número 222/2022, de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB). Os vereadores Tadeu Calheiros (Podemos), Paulo Muniz (SD) e o presidente do colegiado, Fabiano Ferraz (Avante), acompanharam o andamento dos trabalhos.

O projeto de lei 222/2022, de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), dispõe sobre a implementação de semáforos inteligentes controlados em tempo real nas vias públicas do Recife – “Lei Trânsito Inteligente”. A proposição reposicionará o Recife nas políticas de trânsito, utilizando a tecnologia para ajustar os tempos dos semáforos automaticamente, criando a chamada “onda verde” para permitir que os veículos trafeguem no corredor com o mínimo possível de paradas. “Principalmente em horários considerados de pico, de modo a contribuir para a qualidade de vida dos munícipes”, ressaltou Marco Aurélio Filho.

A proposição tem como objetivo a redução dos níveis de congestionamento nas vias públicas do município do Recife, possibilitando maior fluidez no tráfego através de ondas verdes. “Além da redução no número de sinistros de trânsito; acompanhamento efetivo do tráfego, possibilitando a detecção de falhas e a efetiva e imediata prestação dos serviços de manutenção necessários”, complementou o parlamentar.  Os recursos para a aplicação da lei possuem adequação orçamentária e financeira na Lei Orçamentária Anual (LOA), em conformidade com o Programa de “Mobilidade Urbana e Acessibilidade” da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), com meta física de 100% dos semáforos em funcionamento.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 09.11.2022