Câmara aprova seis projetos de lei do Executivo

Redução do ISS para o setor de eventos. Fonte de receita para políticas destinadas às mulheres do Recife. Redução do ITBI. Assuntos de projetos de lei do Executivo (PLE) que foram aprovados em plenário na Câmara Municipal do Recife. Ao todo, a Casa aprovou seis PLE´s, além de inúmeros requerimentos que constavam nas 20 páginas da pauta de votação das reuniões Ordinária e Extraordinária que ocorreram nesta terça-feira (20). Os projetos de lei seguem para sanção do prefeito João Campos (PSB).

O presidente da Câmara do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), chamou a atenção para as dificuldades enfrentadas pelo setor de eventos durante a pandemia. Ele lembrou que representantes da Associação Brasileira de Produtores de Eventos (Abrape) estavam nas galerias da Casa para acompanhar a votação de um projeto de lei que traz benefícios para o setor.

Trata-se do PLE número 44/2022, que reduz temporariamente a alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza incidente sobre os serviços tributáveis definidos pelo artigo 102 da lei Municipal nº 15.563/ 1991. Segundo o texto que acompanha a proposição, o objetivo é conceder redução temporária de 60% do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza pago pelos empresários do setor de eventos e diversões públicas com estabelecimento neste município.

Ainda sobre benefícios para vencer as dificuldades econômicas vivenciadas por recifenses por conta da pandemia, trata o projeto de lei de número 45/2022, que reduz temporariamente a alíquota do Imposto sobre Transmissão "inter vivos" de Bens Imóveis e de Direitos a eles Relativos - ITBI, incidente sobre as transmissões a título oneroso previstas no inciso II do artigo 52 da Lei Municipal nº 15.563/1991.

O projeto visa “oportunizar aos contribuintes que, diante da difícil situação econômica e que não conseguiram recolher o ITBI, realizarem a quitação da sua obrigação e, consequentemente, garantir a propriedade do seu imóvel”. A proposta reduz a alíquota de ITBI de 3% para 2% aos contribuintes que peticionarem até a data de 27/12/2022 e realizarem a quitação da obrigação à vista.

A Câmara aprovou também o PLE  número 38/2022, que dispõe sobre a criação e disciplina do Programa “Porto Lilás” no âmbito da Secretaria da Mulher do Recife. A finalidade do Programa é promover a arrecadação de valores, que serão caracterizados como fonte de receita do Fundo Municipal de Política para a Mulher, instituído pela Lei Municipal nº 18.690/2020 e destinado à execução de políticas públicas para as mulheres do Recife.

Outros três projetos de lei do Executivo foram aprovados pelas vereadoras e vereadores nesta terça-feira. O de número 41/2022 promove a reabertura do Programa de Desligamento Voluntário - PDV instituído pela Lei Municipal nº 18.811/ 2021. Já o PLE número 42/2022 altera a lei municipal nº 18.538/2018, que trata da composição dos Núcleos de Processo Administrativo e Sindicância, e a lei municipal nº 18.894/2022, no que trata do adicional de plantão dos servidores em exercício na Secretaria de Saúde.  

E o PLE número 47/2022 altera a Lei Municipal nº 18.984/ 2022. A proposição dispõe sobre a autorização para contratação de operação de crédito externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com a garantia da União, no âmbito do Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Socioambiental – Promorar Recife. Segundo o artigo 1º do projeto, o Poder Executivo fica autorizado a obter empréstimo no valor de até 260 milhões de dólares.

Em 22.11.2022