Câmara do Recife homenageia o 18º Congresso Eucarístico Nacional
A Mesa da reunião solene foi composta pelo vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, bispo emérito de Vitória da Conquista (BA), Dom Luís Pepeu. Neste ato, ele representou o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Participaram ainda da Mesa, o Coronel Valfredo Curvelo representando o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco; o Monsenhor Luciano Brito, representando o Congresso Eucarístico Nacional, e o Padre Moisés Ferreira, representando o 18º Congresso.
O vereador Felipe Alecrim explicou que o 18º Congresso Eucarístico Nacional será celebrado de 11 a 15 deste mês de novembro, com o tema, “Pão em todas as mesas”, e o lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entres eles”. De acordo com ele, o evento leva os católicos e a sociedade a viverem “uma potencialidade desse amor à Eucaristia", além do legado deixado na cidade, que é a Casa do Pão, destinada a acolher as pessoas em situação de rua.
“O tema do Congresso pretende, ao seu término, deixar o legado da Casa do Pão, no Centro do Recife, que vai acolher essas pessoas para poder ser alimento não só do espírito, mas também para o corpo. Por isso, esta Casa [Legislativa] se alegra e o Recife está em festa para acolher o Congresso”, enfatizou.
“É esse debate que move a Câmara, o Poder Público, para a construção de políticas públicas que transformem, de fato, a vida das pessoas, especialmente os mais necessitados”, afirmou. O parlamentar falou também da importância da realização do evento na cidade como um fato histórico.
Felipe Alecrim entregou uma placa comemorativa ao vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Luís Pepeu. Em seguida, foi exibido um vídeo narrando a história e a importância do Congresso, logo após, duas canções foram executadas por Dudu do Acordeon: o Hino do Congresso Nacional e Ave Maria Sertaneja.
Por sua vez, representando Dom Fernando Saburido, Dom Luís Pepeu, evidenciou a satisfação em participar da solenidade na Câmara. Ele lembrou que a cidade sediou, anteriormente, o 3º Congresso Eucarístico Nacional, em 1939. “Portanto, 83 anos depois, a cidade também acolhe o 18ª Congresso. É um momento forte não somente para nós, católicos, mas para toda a população. É um evento magnânimo que chama a atenção de todos e marca este momento celebrando a Eucaristia como o dom mais precioso de nossa vida”, disse.
Dom Luís Pepeu fez questão de mencionar que o legado deixado na primeira vez que o evento aconteceu no Recife, em 1939, foi a Igreja Matriz do Espinheiro e, desta vez, o legado será outro. “Agora, o Congresso quer deixar um sinal com a Casa do Pão. Para isso, conta com o apoio não somente da população, mas também dos poderes públicos e todos aqueles e aquelas que podem colaborar neste serviço aos pobres e necessitados”, contou.
Em seguida, ocupou a tribuna do plenário o monsenhor Luciano Brito. Além de falar da programação do evento, ele destacou a relevância da Casa do Pão. “Daqui a poucos dias vamos estar acolhendo o Brasil em nossa Arquidiocese. Será uma grande alegria podermos reviver a graça que foi o 3º Congresso Eucarístico Nacional, que ainda hoje, não só o Recife, mas o Brasil se recorda daquele momento em que cantávamos com toda a força a canção ‘Quem não crê, brasileiro não é’”.
O monsenhor destacou que o Congresso termina na terça-feira (15), com a inauguração da Casa do Pão. “Será um Oásis de espiritualidade, fraternidade e solidariedade para os irmãos. A Casa do Pão irá funcionar de domingo a domingo, acolhendo os irmãos que vivem em situação de rua para fazer refeições e também receber vários tipos de atendimentos”, informou.
Ao final, o vereador Renato Antunes agradeceu aos presentes e falou da alegria do Recife em sediar novamente o Congresso, podendo assim, compartilhar a importância do evento com os cidadãos. Deputado estadual eleito, emocionado, ele aproveitou o momento para agradecer o trabalho realizado com Felipe Alecrim nesses últimos anos. “Eu me sinto honrado de estar ao seu lado hoje. Talvez hoje seja a minha última solene nesta Casa. Muito obrigado por acreditar no meu trabalho, por estender as mãos da comunidade católica que me acolheu como um irmão na fé. Se hoje estou atravessando a rua para uma nova missão, você faz parte disso. Eu deixo aqui uma amizade de um amigo genuíno, de um cristão que me ensina a fazer política com o bom exemplo que move pessoas”, expressou.
Programação - A maior parte da programação do 18º Congresso Eucarístico Nacional ocorre no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e pode ser conferida no site do evento (https://cen2020.com.br).
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 04.11.2022