Cida Pedrosa debate e aprova cinco requerimentos
Em relação aos quatro requerimentos sobre o frevo, Cida Pedrosa disse que o ritmo e a música representam “as ricas expressões culturais do Brasil e de Pernambuco” que misturam costumes, cortes e afetos”. No bojo desses requerimentos, ela fez referência a instituições que trabalham com o frevo e disse que elas “são a salvaguarda de nossa cultura”. Já em relação ao requerimento em homenagem a Tereza Leitão, ela fez um apelo: “Independentemente do campo político, o que estou propondo aqui é o apoio a uma ideia”. Como Tereza leitão é a primeira senadora eleita de Pernambuco, Cida Pedrosa considera que ela representa “a construção histórica de luta pela igualdade de gênero nos espaços de poder”
O requerimento número 11.334/2022 concedeu voto de aplausos e congratulações à Escola de Frevo do Recife, “pelo seu importante papel na movimentação do frevo em toda sua dimensão, com destaque ao frevo de bloco lírico”. O requerimento 11.339/2022 concedeu voto de aplausos e congratulações ao Paço do Frevo, “pelo seu importante trabalho de referência na salvaguarda, difusão, pesquisa, lazer e formação do frevo de bloco”.
Já o requerimento 11.341/2022 concedeu voto de aplausos e congratulações ao Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural Casa do Carnaval, “pelo seu importante trabalho de pesquisa e salvaguarda das manifestações da cultura popular, com relevância ao frevo de bloco”. E o requerimento 11.342/2022, concedeu voto de aplausos e congratulações ao Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo, “pelo seu importante papel articulador do diálogo para a interação entre o poder público e os diversos segmentos que compõem o universo do frevo, com relevância ao frevo de bloco”.
Cida Pedrosa explicou que a Escola do Frevo “forma passistas e pessoas que querem manter essa tradição”; o Paço do Frevo “é um espaço de ciência e de pesquisa” onde é possível “encontrar nossa história, e a história daqueles e daquelas que fazem o ou que fizeram o frevo no passado do Recife”. O Centro de Formação Casa do Carnaval, por sua vez, “é uma casa de pesquisas, um espaço de resistência negra, localizada no Pátio de São Pedro”; e o Comitê de Salvaguarda do Frevo “é um grupo da sociedade civil, que pensa políticas públicas”.
O requerimento que concedeu voto de aplausos e congratulações a Tereza Leitão é o de número 11.346/2022, por ser “a primeira mulher eleita senadora da República por Pernambuco”. Cida Pedrosa lembrou que “hoje há, em Pernambuco e no Brasil como um todo, uma sub-representação da mulher nos espaços de poder” e que “toda vez que uma mulher ascende num cargo político, ela leva consigo todas as outras”. Em sua opinião, Tereza Leitão, no Senado, “vai honrar nossas ancestrais como a primeira vereadora do Recife, Júlia Santiago; a primeira deputada estadual, Adalgisa Cavalcanti; e a primeira deputada federal, Cristina Tavares”.
A vereadora Dani Portela (PSOL) pediu num aparte. Ela lembrou que, através de Tereza Leitão, “teremos uma professora no Senado”. Segundo disse, a primeira senadora brasileira foi eleita em 1979, há 43 anos. “E só 43 anos depois, Pernambuco elegeu pela primeira vez uma senadora. É um feito histórico que precisa ser aplaudido, num país com tanta desigualdade de gênero”. Dani Portela afirmou, ainda, que, até 2016 não havia um banheiro feminino no Senado. “Portanto, não havia um espaço pensando para a mulher, na Casa Alta”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 07.11.2022.