Comissão de Saúde aprova quatro projetos de lei

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Recife reuniu-se na tarde desta quarta-feira (30), por videoconferência, para análise e votação de proposições. Das sete matérias em pauta, três foram retiradas e quatro aprovadas. Dentre os aprovados, dois projetos de lei do Executivo que instituem benefícios para os servidores da Saúde do munícipio. Além da presidente do colegiado, vereadora Natália de Menudo (PSB) também participou o vereador Tadeu Calheiros (Podemos).

O projeto de lei do Executivo número 51/2022, promove alterações na Lei Municipal nº 17.772, de 16 de janeiro de 2012, que institui o Plano de Cargos, Carreiras, Desenvolvimento e Vencimentos - PCCDV dos servidores efetivos do grupo ocupacional saúde da administração direta do município do Recife. O projeto recebeu três emendas dos  parlamentares, duas foram acolhidas pela Comissão e uma foi rejeitada.

De acordo com o texto da justificativa que acompanha a proposição, “a presente proposta de alteração da Lei nº 17.772/2012 pretende atualizar os critérios de avaliação e requisitos para progressão, uma vez que os atuais critérios de avaliação para progressão por mérito refletem o modelo de gestão proposto em 2012, carecem de ajustes normativos para que venham a atender as necessidades e os interesses sentidos por um novo modelo de gestão, que contempla os servidores em todos os níveis e diferentes tipos de serviços prestados”. Atualmente, a rede de saúde municipal possui cerca de  8.700 servidores, das diversas categorias, participantes do PCCDV.

O outro projeto de lei do Executivo que foi aprovado pela Comissão de Saúde, foi o de número Nº 54/ 2022.  A medida cria a Bonificação por Desempenho para os agentes públicos que especifica, lotados na Estratégia de Saúde da Família e na Estratégia de Agente Comunitário de Saúde do município do Recife. A proposta teve três emendas acatadas pela Comissão.

Segundo o projeto de lei, “farão jus ao recebimento da Bonificação por Desempenho os seguintes profissionais:  enfermeiros, médicos, auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, cirurgiões dentistas, auxiliares em saúde bucal e técnicos em saúde bucal lotados na Estratégia de Saúde da Família; agentes comunitários de saúde e enfermeiros lotados na Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde – EACS;  coordenador de Unidade de Saúde da Estratégia de Saúde da Família”.

Além destas matérias, dois projetos de lei Ordinária (PLO) também foram aprovados pelo colegiado. O PLO número 7/2022,  da vereadora Liana Cirne (PT),  que dispõe sobre a prestação de assistência religiosa de matriz africana e afroindígena nos estabelecimentos civis de internação coletiva no Recife. E o PLO  número 287/2022, da vereadora Michele Collins (PP),  que dispõe sobre a obrigatoriedade de estabelecimentos comerciais localizados no município  utilizarem sinal sonoro para o atendimento de pessoas com deficiência visual.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 30.11.2022