Educação recebe ADI’s e aprova projetos de lei da Câmara e Executivo

Na tarde desta quarta-feira (23), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, por meio de videoconferência, para debater possíveis emendas ao projeto de lei do Executivo número 52/2022 que pretende alterar os requisitos para investidura e a jornada de trabalho do cargo de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADIs). Os profissionais estiveram presentes na reunião conduzida pela presidente da Comissão, vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que contou com os vereadores Professor Mirinho (SD) e Hélio Guabiraba (PSB).

“É uma luta de 16 anos e o projeto de lei chega nessa Casa depois de algumas sugestões. Houve relatos de que a proposição traz muitos itens diferentes daquilo que a categoria havia discutido com a gestão municipal. Então, hoje, vamos ouvi-los e que possamos, posteriormente, nos reunir com os parlamentares da Câmara para elaborarmos uma emenda consensual”, destacou a vereadora Ana Lúcia.

Audileia Ferreira da Silva, vice-presidente da Associação dos Auxiliares de Desenvolvimento Infantil do Recife (Assadir), disse que a matéria do Executivo já era uma grande vitória para a categoria e sugeriu alterações no projeto de lei. “A carga horária de oito horas não é ideal porque não dá para a gente garantir um atendimento bom às crianças. A carga de seis horas é uma luta nossa. No artigo 1º, a gente pede que coloque a terminologia de profissional de educação que não está na proposição. E a formação para os ADI’s seria essencial para que eles possam ter um período de qualificação”.

Antônio Terto, secretário da Assadir, pontuou ser importante a retirada do termo “irretratável” em relação à carga horária estabelecida no projeto de lei do Executivo.  “O projeto pode ser melhorado a partir das emendas. A matéria pode avançar, e em relação à mudança de oito horas para seis horas, sugerimos que não seja irretratável a mudança de carga horária, caso o profissional desejar mudar. Ficaria opcional para o ADI”.

Já a profissional ADI Rebeca Barbosa disse que o projeto é uma reparação de algo que já devia ter sido feito há muito tempo e que o cargo demanda muitas atividades. “Sobre o aumento da nossa carga horária, julgamos ser injusta, uma desvalorização do servidor ao nosso trabalho que atua na fase mais importante do ser humano. A gente cuida de crianças das creches, damos banho, alimentamos e tudo o que acontece ali repercute no indivíduo por toda a vida. Então, diante do nosso trabalho e da complexidade do mesmo, a gente precisa de qualidade de vida e ter tempo para se qualificar”. 

Projetos de Lei Ordinária- Após as explanações dos ADI’s, a Comissão distribuiu seis proposições, além de analisar e emitir pareceres a projetos de lei do Executivo (PLE) e projetos de lei de autoria de vereadores e vereadoras. Foram aprovados:  o projeto de lei de número 273/2022, de Cida Pedrosa (PCdoB), que institui no Calendário Oficial de Eventos do Recife o “Dia Municipal do Alegrismo” (Lei Poeta Miró da Muribeca); o de número 262/2022, de Almir Fernando (PCdoB), que institui, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife, o “Dia Municipal do Marceneiro; projeto de lei número 257/2022, de Alcides Cardoso (PSDB), que denomina “Rua Maria do Carmo Travassos Freire” a via pública localizada na lateral da Praça Sérgio Loreto, no Bairro de São José, e o de número 275/2022, de Rinaldo Junior (PSB), o qual regulamenta o uso de espaços públicos da orla, praças, parques e outras áreas verdes do Recife para fins de atividades esportivas.

Projetos de decreto legislativo (PDL) - Também receberam pareceres da Comissão de Educação os seguintes projetos de decreto legislativo: PDL  número 58/2022, de Tadeu Calheiros (Podemos), que concede o Título de Cidadão do Recife a Antônio Lopes Miranda e o PDL número 59/2022, de autoria de Renato Antunes (PSC), que concede o Título de Cidadão do Recife a Manoel Carneiro da Silva.

Projetos de lei do Executivo- Foi votado e aprovado o projeto de lei do Executivo número 43/2022, que pretende alterar a Lei Municipal nº 18.565/2019, de 09 de abril de 2019. “É um projeto de lei que traz a formação do Conselho Municipal de Esporte do Recife e será composto por 14 membros titulares e 14 suplentes. O secretário de Esporte presidirá, delegará poderes e o projeto adiciona, também, dois representantes desta Casa Legislativa. Votamos pela aprovação”, disse Ana Lúcia. A Comissão de Educação também aprovou o PLE número 40/2022, que autoriza a Prefeitura da Cidade do Recife a ceder, com encargo, imóvel público de sua propriedade. “Trata-se do casarão localizado no Sítio da Trindade. É uma cessão do Poder Executivo para o uso do imóvel com cunho cultural e educacional”, complementou Ana Lúcia.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 23.11.2022