Fred Ferreira entrega Medalha de Mérito José Mariano a Cláudio Sá Leitão
A solenidade foi comandada pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), também presidente da Câmara Municipal do Recife, que abriu os trabalhos compondo a mesa com o vereador autor do requerimento; o empresário homenageado; o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Luiz Medeiros; o jornalista Múcio Aguiar, presidente do Diário de Pernambuco; a presidente do Grupo Petribu, Daniela Petribu; e o deputado federal, Sílvio Costa Filho.
A empresa Sá Leitão Auditores e Consultores, criada por Cláudio José Sá Leitão, tem o nome do seu pai, que era conhecido como doutor Sá Leitão. Ele foi diretor da Maternidade do Hospital Português, da Maternidade da Encruzilhada, do Serviço de Obstetrícia do hospital Getúlio Vargas e professor de Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas. Constituída em seis de agosto de 1990, a Sá Leitão é uma empresa de auditoria e de consultoria empresarial, de âmbito nacional, com atuação regional e sede própria em Recife. Ela é considerada uma das maiores do Norte e Nordeste, e trabalha nas áreas de Auditoria Independente, Consultoria Societária e Tributária, Governança Corporativa e Assessoria Empresarial, bem como outros serviços afins.
A empresa modificou a posição local e regional que antes era liderado pelas multinacionais existentes no Recife. Foi a primeira empresa do setor a oficializar em órgãos de classe e na Delegacia do Trabalho um programa de participação de lucros aos seus funcionários. Também foi a primeira e única a ter sede própria, cujo edifício empresarial tem o seu nome. Desde 2002, a Sá leitão funciona no bairro Ilha do Leite.
Após a execução do Hino Nacional, que é de praxe nas solenes, o vereador Fred Ferreira ocupou a tribuna e fez o discurso de saudação. “É com imenso prazer que venho a esta casa para celebrar um exemplo de vida, de dedicação ao trabalho e à família. Faltam adjetivos para qualificar o auditor, consultor e escritor Cláudio Sá Leitão. Com décadas de trabalho, construiu uma produtiva carreira de sucesso, emprestando sabedoria e conhecimento para dezenas de empresas para todo o Brasil”. Ele lembrou que o homenageado é economista de formação e começou a atuar ainda muito jovem, em meados da década de 1970.
Citou dados pessoais de Cláudio Sá Leitão, disse que se casou com Thereza Cristina Lobo Monteiro, com quem teve dois filhos; relatou os dados profissionais de Sá Leitão como, por exemplo, a fundação de sua empresa no dia do aniversário da mãe, dona Cármen Costa. “Criar uma empresa com os objetivos da que possui sempre foram seus sonhos. Sempre inquieto, Cláudio Sá Leitão ainda arranjou tempo para ser escritor, publicando três livros com seus artigos”. Fred Ferreira finalizou dizendo que a Medalha de Mérito José Mariano foi aprovado pela unanimidade das vereadoras e vereadores do Recife.
Logo em seguida, foi entregue o diploma e a Medalha de Mérito José Mariano ao empresário que também foi à tribuna para fazer suas colocações. Ele citou a importância do patrono da Câmara Municipal do Recife, José Mariano, que dá nome à medalha, disse que ele foi prefeito do Recife e um dos mais destacados abolicionistas brasileiros. Também agradeceu pela homenagem. “Deus tem me dado muitas graças como esta de hoje. Dou graças a Ele por receber a mais alta honraria concedida por esta casa legislativa. É muito gratificante ter, em vida, os meus méritos profissionais reconhecidos. Engrandece e rejuvenesce ainda mais o exercício de minhas atividades”.
Cláudio Sá Leitão lembrou que recebeu dos pais uma educação rigorosa, a qual levou para o exercício profissional. Foi assim que, na década de 1970, começou a carreira de auditoria, segundo disse. Acrescentou que desde o inicio da empresa adotou a tática de escrever artigos para jornais, textos que são considerados uma prestação de serviços ao público, pois interpresta fatos da economia cotidiana e faz alerta a empresários sobre tendências do mercado. A empresa já distribuiu gratuitamente três livro, que foram lançados em 2010, 2015 e 2020, em datas significativas de aniversário da empresa. Cláudio Sá Leitão afirmou que, até a presente data, já escreveu mais de 600 artigos e que em 2025, quando a empresa completar 35 anos de existência, lançará o quarto livro.
“O fato mais importante desta caminhada foi conduzir a Sá leitão com segurança diante de todas as grandes dificuldades encontradas no caminho que, entre muitas, podemos destacar: a concorrência desleal, os planos econômicos, a carga tributária extorsiva e as obrigações acessórias abusivas”. O empresário também ressaltou o alto nível técnico dos sócios e auditores que trabalham com ele e disse que, assim como a bravura de José Mariano, a Sá Leitão “mantém firme uma postura profissional ética nas relações com o mercado e seus clientes, sem perder a identidade, consolidando ainda mais a sua marca”.
O vereador Romerinho Jatobá faz suas colocações finais. “Quero parabenizar Fred pela iniciativa. Fred tem feito um trabalho extraordinário, sendo fiel de suas bandeiras, seus eleitores, e mais uma vez acerta em fazer esta grande homenagem”. Afirmou que, quando o plenário da Câmara Municipal aprova uma homenagem é porque as vereadoras e os vereadores reconhecem a importância da pessoa física ou jurídica de gerar emprego e crescimento. “Esta casa não homenageia grandes empresários só por eles serem grandes. Mas por que ajudam no desenvolvimento de nossa cidade. Quero parabenizá-lo pela sua trajetória e os serviços prestados a nossa cidade. Continue sendo um defensor de nossa cidade e carregue no peito o orgulho de ostentar esta Medalha, que leva o nome de uma grande político, um libertário, um abolicionista”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 11.11.2022.