Marco Aurélio Filho ressalta o Novembro Brega e o Dia do Frevo de Bloco

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) destacou a importância de duas datas celebradas nesta terça-feira (1º), que enaltecem ritmos musicais do Recife: o Dia do Frevo de Bloco e o início do Novembro Brega. Na reunião plenária da Câmara Municipal, o parlamentar falou da importância da valorização dos artistas da terra e reafirmou o seu compromisso com a cultura.

 Ele é autor do projeto de lei número 261/2022, aprovado na Câmara do Recife, que institui, no Calendário Oficial de Eventos do Recife, o Novembro Brega, mês dedicado à valorização do Movimento Brega.  A medida objetiva fomentar a cadeia produtiva envolta no setor, com a inclusão de mais um ciclo de festividades e comemorações, bem como gerar empregos diretos e indiretos para produtores, artistas, técnicos e criadores da cultura do Movimento Brega.

Marco Aurélio Filho lembrou do trabalho da Casa Legislativa, através da  Comissão Especial de Grandes Eventos, que ele presidiu,  durante a pandemia de covid-19 e nos primeiros momentos do pós-pandemia. “Nós aprovamos aqui, nesta Casa, o Novembro Brega – um plano construído a muitas mãos, com muito diálogo”, disse.

Para ele, o Movimento Brega vem se tornando “a identidade do povo do Recife, a identidade de Pernambuco, motivo de muito orgulho”. Mesmo assim, ressalta  a necessidade de se buscar apoios para este Movimento para que vença os preconceitos com a arte que nasceu nas periferias da cidade.

Por isso, o vereador agradeceu ao prefeito João Campos por promover o próximo Viva Guararapes, neste domingo (6), um evento temático sobre o brega. De acordo com o vereador, estão programados música, exposições e desfiles. Ele aproveitou a ocasião para agradecer também à  chefe do Escritório de Gestão do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça,  e à secretária de Turismo e Lazer do Recife, Pâmela Alves.

 Dia do Frevo de Bloco – O vereador Marco Aurélio Filho também destacou em seu pronunciamento na reunião plenária da Câmara do Recife, o Dia do Frevo de Bloco, comemorado em 1º de novembro. A data foi instituída em alusão ao centenário de nascimento do compositor Edgar Moraes, completados no ano de 2004. “Quero deixar aqui o meu abraço especial para Valéria do Coral Edgard Moraes, que foi homenageada nesta Casa pela nossa Comissão Especial de Grandes Eventos, e para o Bloco Pierrot de São José, fundado em 1978 pela carnavalesca Sevy Caminha, que é Patrimônio Vivo o Recife".

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 01.11.2022