Rinaldo Junior critica atos antidemocráticos e pedido de vistas de requerimento

Contra os atos antidemocráticos que estão levando alguns brasileiros às ruas e rodovias em diversas cidades, o vereador Rinaldo Junior (PSB) disse que não consegue entender os manifestantes. “Ao defenderem a ditadura, eles estão pedindo, na porta dos quartéis, o direito de não protestarem”, afirmou, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (7).

Os atos estão ocorrendo por pessoas que não aceitam o resultado das urnas das eleições gerais de 2022. Rinaldo Junior afirmou que esses protestos demonstram o “quanto é frágil o discurso conservador de muitas pessoas que hoje são bolsonaristas”. Ele lembrou que no plenário da Câmara Municipal do Recife nenhum vereador se revelou explicitamente a favor desses protestos.

“Afinal, fomos eleitos de forma democrática e quem, por acaso, estiver de acordo com esses protestos, seja aqui, na Assembleia Legislativa, ou Câmara dos Deputados, tem que renunciar ao mandato que está exercendo. Seria um estelionato eleitoral”.

Além de tratar dos protestos, Rinaldo Junior abordou outro assunto, e criticou a iniciativa do seu colega, o vereador Alcides Cardoso (PSDB), que, durante a reunião plenária, pediu vistas do requerimento de número 11344/2022, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que concedeu voto de aplausos e congratulações à Justiça Eleitoral, pela condução das eleições gerais de 2022.

“Lamento esse pedido de vistas, ainda que entenda que é um procedimento regimental e que eu tenha que respeitá-lo. Mas, espero que o vereador Alcides Cardoso explique a razão desse pedido de vistas, para que possamos votar o requerimento na tribuna desta Casa”

Rinaldo Junior disse ter estranhado, ainda, que outros dois vereadores, Felipe Alecrim (PSC) e Junior Tércio (PP), tenham votado contra o requerimento número 11346/2022, também de autoria da vereadora Cida Pedrosa, que concedeu voto de aplausos e congratulações a Teresa Leitão, primeira mulher eleita senadora da República por Pernambuco.

“Não consigo entender, embora ser contra ou a favor de um requerimento seja regimental. Mas eu leio e vejo que o requerimento homenageia Tereza Leitão porque ela foi eleita a primeira senadora de Pernambuco. É um reconhecimento aos direitos de igualdade da mulher. Não vou dizer que, nesse caso, a democracia não está sendo prejudicada”.

Em aparte, a vereadora Cida Pedrosa parabenizou Rinaldo Junior pela “fala esclarecedora, e pela postura democrática”. Ela afirmou que também estranhou o pedido de vistas ao seu requerimento, que concede voto de aplausos à Justiça Eleitoral.

“Afinal se, em eleições passadas, fomos eleitos vereadores pelo voto do povo, quem entregou nosso diploma que atestou o nosso mandato, foi a Justiça Eleitoral. Não aplaudir agora a Justiça Eleitoral seria como não aplaudir os nossos mandatos populares. Além disso, a Justiça Eleitoral conduziu as eleições de forma irrepreensível”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 07.11.2022.