Tadeu Calheiros solicita diálogo com servidores que atuam em imóvel alvo de cessão

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (29), em primeira discussão, o projeto de lei do Executivo nº 40/2022, que autoriza a Prefeitura a ceder o casarão do Sítio Trindade para a instalação do Memorial da Democracia de Pernambuco no local. Antes da votação, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) ocupou a tribuna do plenário para fazer pontuações sobre as mudanças trazidas pela nova destinação do imóvel. De acordo com ele, profissionais do polo da Academia da Cidade no Sítio, que atuam no casarão, terão suas condições de trabalho precarizadas com o desalojamento.

Em seu pronunciamento, Calheiros afirmou não ser contra à instalação do museu, mas apontou que houve pouco diálogo entre os profissionais e a gestão – o que teria resultado em soluções inadequadas para o funcionamento Academia da Cidade do Sítio Trindade. “Vários profissionais tentaram falar com a Secretaria de Saúde, com a Prefeitura e com o Governo para se investir na Academia da Cidade”, disse. “Botaram dois contêineres no meio da lama. Quem conhece o Sítio da Trindade, como eu, sabe: quando chove como hoje, fica tudo enlameado. E estão lá os profissionais, tendo que carregar seus equipamentos para promover saúde e educação”.

O parlamentar fez, ainda, uma defesa de ações como a Academia da Cidade para a promoção da saúde pública. “A Academia da Cidade é um programa de saúde. Uma única medida capaz de trazer mais saúde à população, se tivermos que escolher uma, é a educação física, a atividade física. Ela diminui consideravelmente o número de doenças coronarianas, cardiovasculares, diabetes, problemas de saúde mental. Uma população ativa, com um profissional orientando e educando, é uma população que adoece menos, que gasta menos dinheiro do SUS”.

Caso o projeto de lei do Executivo nº 40/2022 entre em vigor, autorizará a cessão do casarão por 30 anos, sob a condição de que o Governo do Estado viabilize o Memorial da Democracia de Pernambuco no local.

Clique aqui  e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 29.11.2022